“O Que Faz Você Odiar O Ego Das Pessoas?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Faz Você Odiar O Ego Das Pessoas?

Um grande problema com o mundo de hoje é que todo mundo culpa todo mundo.

Se, no entanto, nos vemos vivendo em um sistema completamente interconectado e interdependente, todos nesse sistema são os culpados: ninguém está certo ou errado. Se existe mal no mundo, é resultado de cada um de nós.

Imagine que somos todos engrenagens da mesma máquina. Nenhuma engrenagem pode escapar de recompensa e punição, porque todas estão conectadas umas às outras e são mutuamente dependentes. Em tal configuração, não podemos dizer que alguém deve virar ou forçar outros a virar por causa dos outros, mas todos se movem simultaneamente. Como tal, cada um de nós precisa passar por uma certa correção e calibração da maneira como nos conduzimos: chegar a uma decisão mútua de parar de virar em direções opostas e começar a virar na mesma direção, onde cada um de nós considera principalmente o benefício dos outros e todo o sistema do qual fazemos parte.

Todos são, portanto, responsáveis pela forma como o mundo se transformou. Não há criminosos ou vítimas. Somos todos igualmente responsáveis por tudo que está acontecendo, bom e ruim. Chegamos a tal entendimento quando vemos que vivemos em um mundo integral, que é representado por um círculo que não tem começo nem fim. Portanto, não temos uma única pessoa que possamos apontar o dedo para culpar por nossos problemas. Cada um de nós contribui para tudo que se desenrola na humanidade.

Temos que alcançar a visão da natureza como um todo, um sistema interconectado e interdependente, e tratar a todos de maneira diferente da forma como os tratamos atualmente: onde, em vez de priorizar o benefício próprio às custas deles, priorizamos o benefício deles em detrimento do benefício próprio.

Portanto, não há ego de outra pessoa que possamos odiar com razão, mas precisamos chegar à conclusão de que sou o único criminoso no mundo. A partir daí, posso começar a corrigir meu próprio ego e começar a desenvolver uma nova atitude e percepção do mundo. Então, também começarei a ver uma nova imagem harmoniosa e pacífica do mundo se abrir.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Alin Andersen no Unsplash.