O Que As Crianças Devem Ler?

112Alyona escreve:

Prezado Michael Laitman,

Ser pai é uma das minhas maiores preocupações hoje.
Encontrei esta citação de Korney Chukovsky: “Ao ouvir um conto de fadas, uma criança geralmente fica do lado dos gentis, corajosos ou tratados injustamente. Toda a nossa tarefa é despertar, fomentar e fortalecer, na mente flexível de uma criança, esta preciosa capacidade de ter empatia, simpatizar e partilhar a alegria dos outros, sem a qual um ser humano não é realmente um ser humano.

Na sua opinião, quais livros deveriam estar disponíveis para uma criança? Uma batalha entre o bem e o mal para que a criança possa escolher uma força boa ou livros que descrevam este mundo como completamente bom, sem nenhum mal?

Resposta: A princípio, livros completamente gentis para crianças do ensino fundamental, se assim posso dizer. E depois, de uma forma mais natural, livros onde o mal está presente em pé de igualdade com o bem: o bem vence, o mal recua, e assim por diante, até que a criança amadureça e comece a ler livros e romances onde o mal prevalece.

Comentário: Essa é a preparação de uma pessoa.

Minha Resposta: Para tirá-la dos contos de fadas e apresentá-la à vida real.

Pergunta: E na vida real onde o mal vence?

Resposta: Claro. Portanto, uma criança deve aprender a não se opor ao mal, porque isso só trará problemas para si mesma. Ela deve aprender que o mal vence, mas deve permanecer à margem; em nenhum momento ela se envolve em uma luta contra o mal.

Comentário: Eu entendo essa progressão. No início, ela é apenas uma criança pequena e gentil; não queremos assustá-la. A primeira etapa é clara. Em segundo lugar, gradualmente o mal aparece, mas o bem ainda vence. Isso também está claro, então ela estaria do lado do bem. Então você fez uma reviravolta drástica, você disse que nosso mundo é todo mau.

Minha Resposta: Ou seja, explicamos a uma criança que embora exista o bem e o mal no nosso mundo, precisamos nos esquivar do mal.

Pergunta: É isso que explicamos à criança?

Resposta: Sim, para uma criança, mas apenas na terceira fase.

Pergunta: Então você não aceita o mal, afinal? Deve-se evitá-lo, como você disse. Esta é a terceira etapa.

Quando ela entende que nosso mundo é construído sobre o mal?

Resposta: Ela entenderá isso quando estiver no terceiro estágio. Ela se afastará, dará um passo para trás e se distanciará disso. Então chega um estágio bastante interessante quando ela se envolve com o mal e o usa para suas próprias necessidades egoístas, progressão na carreira e assim por diante.

Pergunta: Então nosso pequeno protagonista, que começou tão puro, de repente sobe na carreira, pisando nos outros e assim por diante?

Resposta: Sim

Pergunta: Então o quinto estágio, ela deveria entender que é assim?

Resposta: Ainda não alcançamos isto no nosso mundo, por isso não temos exemplos claros. É por isso que não quero falar sobre isso.

Pergunta: Mas ela deveria pelo menos chegar à conclusão de que isso é mau?

Resposta: Ela deve chegar à conclusão de que não pode viver num mundo assim, que na verdade, no nosso mundo de egoísmo, tudo está distorcido. Portanto, ela não tem escolha senão simplesmente distanciar-se deste mundo tanto quanto possível, porque ela ainda precisa existir, sustentar seus filhos e assim por diante. Mas em geral é um problema.

Comentário: É um problema isolar-se deste mundo. Especialmente agora, quando as redes sociais estão em toda parte.

Minha Resposta: Sim, mas se ela conhece este princípio básico, ela se distancia do mundo.

Pergunta: O princípio de que tudo é mentira, que tudo o que ela está alimentando é pago e que ela precisa se distanciar?

Resposta: Certo.

Pergunta: Então diga-nos a maneira correta de se distanciar. Do que a pessoa deve se cercar? Não à toa, Alyona pergunta: “O que disponibilizar para uma criança?” E agora estou perguntando sobre os adultos: do que ele deve se cercar, como se distanciar do mundo?

Resposta: Cerque-se de autocuidado. Encontre algo que você ama além do trabalho ou de casa. Lembro que tinha um vizinho que trabalhava com marcenaria. Isso é tudo. Essa era a sua atividade. Ele procurava por todos os tipos de madeira, troncos e tudo mais e depois trabalhava nelas. Fazia casinhas de passarinho, todo esse tipo de coisa. Ele gostava.

Pergunta: Então você está gradualmente nos levando a uma forma de se distanciar do mundo ao adotar um hobby? Colecionando soldados, não sei processar marcenaria?

Resposta: Não importa, sim.

Pergunta: E então? Ainda assim, como cuidamos da alma?

Resposta: Bem, estou falando de pessoas comuns.

Comentário: Mas vamos dar um passo adiante.

Minha Resposta: Isso o aproximará de sua alma.

Pergunta: Então passamos de uma criança pequena a um adulto. Para onde uma pessoa deveria chegar depois de ter percorrido todo esse caminho, no final?

Resposta: Na verdade, o trabalho mais simples amolece a alma. Em geral, ela ficará satisfeita com sua existência.

Pergunta: Mas será que essa pergunta a irritará, afinal, uma questão tão pequena sobre a sua alma?

Resposta: Talvez sim, e talvez isso seja suficiente para o nível de desenvolvimento de sua alma.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 21/12/23