“Comprando” Um Amigo

528.04Pergunta: Seu professor Rabash escreveu um artigo: “Faça para si um Rav e compre um amigo”. Para o título, ele pegou um ditado da Mishná, um livro escrito por nossos sábios há cerca de 2.000 anos.

Dá o seguinte conselho: para adquirir a propriedade de doação (a propriedade do Criador), três condições devem ser satisfeitas. A primeira é faça para si um Rav (Rav vem da palavra “grande”, professor). A segunda é comprar um amigo. A terceira é julgar cada pessoa pela escala de mérito.

Gostaria que você explicasse todas as três ações. Por que precisamos cumpri-las?

Resposta: A questão é que embora estejamos conectados com o Criador, não temos sentimentos mútuos com Ele. Portanto, não podemos estar com Ele diretamente num relacionamento como com um amigo, um professor ou outras pessoas.

Uma pessoa que deseja se conectar com o Criador deve primeiro adquirir um amigo. As pessoas que vêm estudar Cabalá e cujo objetivo é revelar o Criador devem estar num grupo de pessoas com ideias semelhantes e desenvolver uma conexão mútua entre si. Além disso, esta conexão deve ser superior a qualquer outra coisa para elas. Essa é a primeira condição para uma pessoa que se esforça para alcançar o mundo superior.

Pergunta: Mas por que “comprar” especificamente um amigo? O que isto significa?

Resposta: Significa usar todas as oportunidades para aproximar de você uma pessoa como você, que está lutando pelo mesmo objetivo, e ser capaz de se unir a ela como ninguém. Afinal, neste contexto, você é considerado um todo.

De KabTV, “Cabalá Prática”, 11/04/24