A Psicologia Da Complacência

571.01Comentário: Quando uma pessoa começa a estudar Cabalá, ela passa por vários estágios, incluindo um quando fica fanática sobre o que está fazendo.

Minha Resposta: Ela é como uma criancinha porque as criancinhas também são fanáticas. A criança se acostuma com a chupeta, com a cadeira, com o pano ou com o brinquedo e não consegue se desvencilhar deles. É uma sensação de segurança, confiança, pertencimento e uma sensação de algo que lhe falta, ou seja, uma ajuda puramente psicológica.

Por que ela está se apegando tanto a todos esses objetos e costumes externos? Do ponto de vista da psicologia, eles significam muito para ela. Olha, as pessoas usam um fio vermelho no braço. Isso é bom ou ruim? Isso apenas as ajuda a se acalmar um pouco e lhes dá confiança de que tudo ficará bem.

Por outro lado, isso, é claro, as impede de seguir em frente para se tornar um adulto e não permanecer uma criança pequena que depende de um fio vermelho. Isso é uma mentira, como o são, em princípio, todas as outras práticas psicológicas.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Fanatismo!!!”, 14/06/11