Os Sofrimentos Do Amor São Doces

515.02Pergunta: O sofrimento comum neste mundo não é suficiente para nós, devemos adicionar sofrimento a nós mesmos desejando alcançar o mundo superior? Isso significa que, ao embarcar no caminho espiritual, a pessoa duplica seus sofrimentos?

Resposta: Sim, você multiplica seu sofrimento para percorrer esse caminho o mais rápido possível! O que mais pode empurrá-lo para frente?

No entanto, não somos enviados de cima para o sofrimento, nós mesmos precisamos revelar o sofrimento do amor dentro de nós.

A luz que reforma causa em nós os sofrimentos do amor por ela, e nós avançamos movidos por esses sofrimentos, e não pelos sofrimentos da vida como animais que são espancados, não entendem nada e fogem dos golpes do destino.

Portanto, lá de cima eles estão esperando que comecemos a agir. Mas pensamos, bem, podemos esperar até que a ajuda venha de cima e tudo se arranje por si mesmo.

Mas que tipo de ajuda pode vir do alto além dos sofrimentos do mundo corpóreo que nos farão seguir em frente?!

Se você estiver incluído no grupo, terá sofrimentos espirituais e começará a se mover mais rápido.

Este é um sentimento de vazio espiritual, os sofrimentos do amor. Então não haverá necessidade de empurrá-lo com sofrimentos comuns.

Se você mesmo deseja avançar na velocidade que lhe é determinada de acordo com seus dados espirituais iniciais, seus Reshimot, não há necessidade de empurrá-lo com uma “vara para a felicidade”.

Porém, se você já se eleva tão alto que se conecta com todas as outras almas, você começa a sofrer por elas, como uma mãe sofre por seus filhos. Portanto, parece-nos que os Cabalistas também sofrem neste mundo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/09/10, Escritos do Baal HaSulam, “Introdução ao Livro Panim Meirot uMasbirot