“Cães Ajudam Crianças Autistas?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Cães Ajudam Crianças Autistas?

Crianças autistas tendem a se retrair e acham difícil se comunicar com as pessoas ao seu redor. Elas se sentem solitárias e os cães são, de fato, uma maneira de ajudá-las.

As crianças autistas geralmente desenvolvem relacionamentos especiais com seus cães, acariciando, abraçando e cuidando deles com paciência e devoção.

O que um cão dá a uma criança autista que os seres humanos não dão?

Quando um cão se acostuma com uma pessoa, está disposto a aceitá-la como superior, tanto como dono quanto como amigo, sem considerar se é ou não autista.

O cão não é amigo no nível de empatia com a aflição da criança, mas há um sentimento comum e uma sensibilidade entre a criança e o cão.

É esta sensibilidade que tanto falta nas relações humanas em nosso mundo atual.

Assim, podemos aprender com os cães a importância de aumentar nossa sensibilidade uns com os outros. Os cães sentem muito, exigem muito e querem ser leais. Esta última, porém, é a principal característica que podemos aprender com os cães: a lealdade — aos nossos amigos e ao nosso dono, ou seja, às leis da natureza que guiam todos os nossos desejos, pensamentos e movimentos. Quanto mais leais nos tornamos a cuidar dos outros e desenvolver uma atitude de doação, semelhante à força generosa da natureza, mais nos equilibramos com a natureza e experimentamos mais harmonia, paz e felicidade preenchendo nossas vidas.

Baseado no vídeo “O que os cães dão às crianças autistas que os seres humanos não dão?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Vitaliy Zalishchyker no Unsplash.