Foco Em Novos Valores

560Pergunta: Como eram organizadas as interconexões na antiga Babilônia? O que as pessoas estavam fazendo lá?

Resposta: Era uma sociedade comum e primitiva. Eles viviam de forma muito simples. Os babilônios comiam principalmente peixes, pois viviam em um vale na confluência de dois rios: o Tigre e o Eufrates. Cultivavam trigo sarraceno e um pouco de trigo.

Em princípio, o berço do trigo é Israel. Mas a primeira vez que apareceu foi na antiga Babilônia, conforme observado nos documentos. Os babilônios assavam pão de cevada, comiam peixe, alho, azeitonas e azeite, e bebiam água e vinho. Isso era o suficiente para eles.

Pergunta: E o que eles faziam em geral? Existiam como animais?

Resposta: O homem fez pouco em geral, exceto nos últimos cem anos, quando de repente começou a trabalhar de acordo com o sistema atual.

Naqueles dias havia muito trabalho improdutivo e tudo fluía devagar e com calma. Era assim em todos os países. E o que os indígenas faziam? O que os asiáticos ou africanos faziam?

É hoje em dia que tudo passa a minutos e gráficos porque é ainda melhor que os mecanismos funcionem sem parar e, por isso, surgiu naturalmente o problema do desemprego. Isso nunca tinha acontecido antes porque as pessoas não trabalhavam nesse ritmo.

Mesmo 150 ou 200 anos atrás, o que o homem fazia? Quanto ele podia produzir em um dia e em que ritmo ele trabalhava? Naturalmente, no mundo não havia tanta abundância e superprodução (com as quais não está claro o que fazer) como há agora.

Comentário: Lembro-me que, nos dias da União Soviética, havia uma variedade muito pequena de mercadorias. Então surgiram produtos americanos, chineses e turcos, a gama se expandiu.

Minha Resposta: Era tudo muito bom e atraente por um tempo. E hoje, tanto homens quanto mulheres estão vestidos com “trapos”, andam de tênis e ninguém presta atenção em roupas bonitas e decentes. Até se torna um pouco provocativo porque mostra o quão vazio você está por dentro se estiver tão elegante por fora. Mesmo em todos os tipos de recepções diplomáticas, em todos os lugares.

Um professor universitário dá palestras quase vestindo shorts. Onde está esse esmalte, jaqueta, gravata e camisa branca? Isso sem falar nos alunos. Nos anos 50 e 60, não existia estudante sem terno e gravata. Eu me lembro! Eu tinha que me vestir assim. E hoje…

Mas tudo isso está correto porque o foco está mudando para valores diferentes, do externo para o interno. Agora uma pessoa não é julgada pelas aparências.

De KabTV, Eu Recebi uma Chamada. Povos Antigos e Culturas do Passado”, 08/03/13