Mesmas Palavras, Mas Sem “Casca”

Nós viemos do lugar da quebra, começando com o desejo que não tem ideia do que é doação, santidade e espiritualidade. Nós construímos esse entendimento de forma gradual, ao longo do tempo. As palavras que usamos no início e no final do caminho são as mesmas: doação e amor, mas à medida que avançamos, nós sentimos mais profundidade, a forma mais precisa delas.

É como se você pegasse uma fruta coberta por camadas de casca e, gradualmente, retirasse uma camada de casca após a outra. É só bem no meio, no núcleo, por trás de dezenas de coberturas, que encontramos a fruta. Nós fazemos o mesmo quando retiramos cascas de palavras, sentindo exatamente o que cada noção significa e o que está escondido por trás delas.

Quando é esclarecido uma palavra ou conceito, lança-se luz sobre outras palavras também. Afinal, tudo está interligado. Assim, gradualmente, começamos a entender o que os cabalistas escreveram.

Já compreendemos essas ideias com a nossa mente, mas não as sentimos ainda. Elas despertam em nós um desejo muito forte de alcançar (a meta). À medida que avançamos nos tornamos “menos inteligentes.”

Se nós não tivessemos nos esforçados para revelar a espiritualidade , bem como expressar o ardente ponto no coração, teríamos que continuar nossos estudos,usando o poder das nossas mentes e iríamos aprender a teoria muito bem. Nós até pensaríamos que sentimos alguma coisa.

Nunca iriamos passar pelo estado de confusão interna, nem sentiríamos que há um confronto entre os nossos sentimentos e a mente. Assim, gostaríamos de avançar, de acordo com um caminho de mão única, rígida e seríamos conduzidos exclusivamente pelo nosso intelecto.

No entanto, se o nosso coração e mente agir simultaneamente e desenvolvermos o nosso kli espiritual, vamos sempre ser confundidos. Nós sentimos que perdemos a nitidez da percepção e que o nosso cérebro não progride à medida que estudamos, mas se expande proporcionalmente às nossas sensações.

A mente se torna uma consequência de sensações. A mente de uma pessoa só funciona de acordo com o desenvolvimento de seus sentimentos, o vaso espiritual, descrito apenas por sensações, desejos. Em outras palavras, nós nos tornamos muito primitivos em oposição a pessoas altamente intelectuais que pensam em questões complexas e gostam de filosofar. Somos inteligentes, na medida em que o nosso coração pode sentir. Isto é chamado de “ser sábio no coração”, pois é o coração que nos obriga a ser inteligentes, só ao nível do coração e não mais do que isso.

O que é bom nisso, se nós perdemos a nitidez da mente e nos tornamos absorvidos pelas experiências internas, tentando desenvolver apenas as nossas sensações? Por todos os meios, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para desenvolver os nossos corações. Caso contrário, ficaremos obscurecidos e incompletos, já que tudo que recebemos vem dos nossos vasos espirituais, através das nossas sensações. Neste mundo, ninguém considera que uma pessoa que é movida apenas por suas sensações seja intelectual.

No final, essa ambiguidade obriga-nos urgentemente a expandir os nossos sentimentos, uma vez que só entendem o que sentimos no coração. O coração não sente muito, e só de uma forma muito egoísta, primitiva, num único sentido, e numa forma estreita.

Isso explica por que não temos uma escolha.  Nós entendemos que é preciso abrir o coração. Nós experimentamos uma enorme pressão que está ficando mais forte, devido ao nosso ciúme, paixão e ambição que nos empurram para a revelação espiritual no coração. Nossa situação é desesperadora já que o Criador bloqueia todas as outras formas de nosso desenvolvimento.

É como se nós perdessemos a nossa perspicácia: Já não ouvimos ou sentimos. Há pessoas que têm uma mente muito forte e que sabem muito sobre política, ciência, sobre como fazer bons negócios e assim por diante. Elas se transformam em pessoas simples que são movidos unicamente por seus corações. No nosso mundo, isso é chamado de um nível animal, ao passo que um ser humano é alguém que é conduzido pelo intelecto. Mas esta limitação obriga uma pessoa a abrir seu coração e expandir seu kli espiritual a qualquer custo. Caso contrário, ela se sente mal porque não tem nenhuma pista sobre o que é doação.

[102749]

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala de 27/2/13, Escritos do Baal HaSulam

material relacionado:
Como Perceber O Material: Através Do Coração Ou Da Mente?
O Coração Entende