Oração No Final De Todos Os Esforços

laitman_236_01Rabash Carta nº 57: “Eu não lhe disse essa verdade para que você não saia e não se desespere da misericórdia. Embora você não veja nada, mesmo quando a medida dos esforços é completa, este é o momento de oração”.

Pergunta: A oração é parte do esforço ou vem separadamente?

Resposta: A oração é o resultado de todos os esforços. Quando você faz um esforço completo e a medida é completa, a oração nasce. Você precisa fazer tudo o que está em suas mãos e força, e depois disso vai entender que só o Criador é capaz de implementar seu plano. Então você vai se voltar a Ele!

Pergunta: O que significa completar a sua medida de esforço?

Resposta: Significa completar todos os tipos de tentativas para se conectar com amigos, a fim de doar ao Criador. E você se desespera por não atingir realmente a verdadeira qualidade de doação, você irrompe com uma oração.

No começo você só ouve que é bom chegar à doação, mas você precisa chegar a um estado em que quer ser aquele que doa; você implora por doação, como se não pudesse viver sem ela.

Você não consegue medir o seu vaso e, a julgar pelo fato de que ele está vazio, você decide que terminou a sua medição de esforço. A partir de um estado forçado você irrompe uma oração, pela qual receberá imediatamente uma resposta, e então a mudança acontece. De acordo com essas mudanças você entende que terminou a medida do esforço.

A oração vem depois que o homem verifica a si mesmo e vê que é impossível mudar algo por si mesmo; pelo contrário, tudo está nas mãos do Criador. E isto o leva à adesão com o Criador.

Você não é obrigado a criar esta oração artificialmente. Mas, naturalmente, de dentro de você vai irromper seu grito, que será a sua oração. A oração é o trabalho do coração.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/11/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente