Israel Aos Olhos de Jacó

laitman_740_02A Torá não é apenas um documento histórico. Ela descreve a nossa vida e como devemos fazer parte do plano da natureza, a fim de experimentar um novo capítulo semanal (Parashat HaShavua) toda semana. Caso contrário, sua falta de entusiasmo nos chama.

Comentário: Vamos falar sobre a porção desta semana chamada Toldot (Gerações), que é muito importante para o povo judeu, para Israel. Em primeiro lugar, porque ela nos fala sobre o nascimento de Jacó e, em geral, sobre o que Jacó significa para Israel.

Resposta: Ele é a base, a linha do meio, através da qual podemos gerenciar as duas linhas laterais, as linhas direita e esquerda, o positivo e o negativo. Nós entendemos que tudo é feito de dois aspectos, fenômenos, forças, fatores opostos, etc., de acordo com o positivo e o negativo. Caso contrário, nada pode existir.

Nós sentimos que estamos realmente entre essas duas forças e nosso trabalho é ter certeza de que estamos constantemente equilibrados em todos os níveis da natureza: inanimado, vegetal, animal e falante. Assim, nós atingimos a sensação de plenitude.

Isso basicamente se aplica a todos os capítulos semanais, que uma vez que os cumprimos internamente, podemos sentir através de seu prisma que estamos em completa adesão com o Criador, num estado de completa revelação do Criador, compreendendo plenamente o processo da criação, a correção, e a conquista da totalidade absoluta. Nós poderíamos experimentar todos os estados como a realização da totalidade parcial, ou seja, como a revelação de uma deficiência e seu preenchimento, e poderíamos sentir que avançamos, conquistamos e revelamos o mundo.

É assim que somos feitos. Não há maior alegria para uma pessoa do que a sensação de estar cheio e alcançar o Criador, ou em outras palavras, todo o sistema. É porque o Criador é todo o sistema que age em nós. Em geral, a natureza inclui apenas a natureza superior e não a nossa natureza. Não é apenas uma clareira na floresta ou florestas, mas o que é revelado e preenche nosso vazio.

Isso surge em nós, e nós sentimos que queremos isso. Quando um grande vazio superior é preenchido, este é o nível mais superior do nosso desenvolvimento. Então, nós atingimos a adesão com o Criador, ou em outras palavras, a Sua perfeita e completa revelação em nós.

Cada capítulo semanal da Torá é dez Sefirot separadas, dez níveis que são revelados em seu grande vazio e que estão conectados a outros capítulos semanais. Juntos, eles compõem uma Sefira vazia, mas que é revelada em movimentos graduais, ao se avançar de acordo com cada capítulo semanal e, portanto, ser preenchida.

Ela é revelada semana a semana em porções de dez Sefirot em níveis cada vez mais elevados que são mais refinados e sutis. Esta realização ocorre numa série geométrica e numa sensação cada vez maior de plenitude.

De KabTV “Porção Semanal da Torá” 14/11/14

Comente