Irmãos Por Uma Causa

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o significado do mandamento: “Não odeie seu irmão em seu coração”?

Resposta: A Torá nos ordena a não odiar nosso irmão, já que irmãos naturalmente se odeiam, o que se revela naturalmente.

Um irmão é o seu reflexo no próximo nível e, portanto, você não deve odiá-lo, uma vez que ele mostra o que você deve completar a fim de tornar-se pleno.

Pergunta: Será que isso significa que ele é o meu reflexo, segundo o qual eu devo preparar a minha ascensão?

Resposta: É um sistema completo. Por que Jacó tem doze filhos, por exemplo? Abraão teve apenas um filho Isaac, porque Ismael é um sistema totalmente diferente. Eles não se complementam mutuamente. Isso só vai ser descoberto mais tarde, no final dos tempos.

Ter muitos filhos indica a incompletude dos pais. Jacó teve doze filhos porque não era perfeito. A fim de atingir o nível de Israel, ele teve que tornar todos os doze níveis perfeitamente adaptáveis, uma vez que eles ainda estavam separados.

Essas relações mútuas se aplicam a toda a família, a todas as setenta almas. Os doze filhos de Jacó são os doze atributos que derivam dele que devem se fundir num todo integral. Só então eles vão se tornar Israel (Yashar El), direto ao Criador, que visam o Criador. Assim, eles descobrem o que e quem eles devem corrigir ao longo da subida dos muitos níveis de correção.

Jacó deve fazer com que o ódio surja entre os irmãos, e José deve ir para o Egito. Então o Faraó aparecerá entre eles e vai mantê-los separados, e apesar do seu ego, eles vão ter que se conectar acima dele. Como resultado da conexão das doze tribos, a alma única geral será corrigida, embora ainda não consigamos testemunhar isso.

Comentário: Você diz que a separação entre os irmãos decorre do fato de que os pais são imperfeitos.

Resposta: Certamente. Caso contrário, seria apenas uma continuação. Mas isso só pode ser cumprido ao longo da linha média. Este é o lugar onde acontece a unidade correta cada vez que ela é voltada diretamente ao Criador.

As doze tribos irão estabelecer sua base comum chamada a terra de Israel, na medida em que elas começarem a se conectar corretamente. Isto incluirá todos os atributos humanos e todas as partes que se encontram distantes umas das outras. Elas vão gradualmente começar a se conectar até que se reúnam novamente num ponto de conexão com o Criador. Mas este ponto, na terceira fase, será no nível do Criador.

Há um ódio inicial pelos outros nas pessoas que foi dado a nós pela natureza. Pergunte a qualquer pessoa que tem filhos se eles sempre se dão bem, se estão sempre juntos, e você terá uma resposta negativa. Irmãos sempre competem, seja consciente ou inconscientemente.

Eles podem estar juntos apenas quando há uma grande força, uma grande recompensa que os puxa para frente e pela qual se conectam. Esta recompensa anula seu ódio natural.

Em nosso mundo, só pode haver uma unidade forte entre irmãos por uma causa. Se a causa desaparece, eles se separam de novo, uma vez que o ódio interno sempre existe. Assim, a Torá não está errada.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno”

Comente