Com Respeito Ao Terror, Elevação De Preços E Unificação Da Sociedade, Parte 5

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o significado de um consenso social, graças ao qual é possível resolver todos os nossos problemas?

Resposta: O consenso social simboliza que nós nos tornamos um só corpo. É muito simples! Nós concordamos que o povo de Israel é um povo único, do qual depende o destino do mundo, todos os povos, e até mesmo o humor do Criador, se é possível dizer uma coisa dessas.

O consenso social é o mesmo nível em que é possível levar o povo de Israel que vive na terra de Israel para o conhecimento comum, consciência e emoção. Suponha que hoje estamos de acordo que o preço do iogurte é muito caro. Agora, junto com isso, temos que chegar a um consenso de que só através de nossa conexão e união podemos derrubar o preço de iogurte pela metade.

O iogurte é apenas um exemplo típico. Você pode usar qualquer outra coisa como exemplo. Existem exemplos suficientes de custos elevados em Israel. Mas quem é o culpado por isso? Nós mesmos somos os culpados por não nos conectarmos um com o outro.

Só a educação geral possibilitará determinar que tipo de conexão mútua existe entre nós e realmente perceber esta conexão ao trazer mudanças à sociedade. Por isso, nós convidamos a todos a participar dos nossos círculos de discussão.

Aos poucos, a pessoa começa a mudar. Isso é chamado de “a influência do ambiente sobre uma pessoa”. O ambiente vai mudar seu coração, porque não há nenhuma outra força. A pessoa não está pronta para mudar a si mesma e apenas a força do ambiente faz isso.

A televisão deve ajudar a unidade social, tal como fazemos no Canal 66 (em Israel). É necessário trabalhar nisso para criar uma atmosfera acolhedora nas escolas, de modo que não haverá problemas como os que existem agora. De acordo com a opinião de sociólogos, se 10% do total da população começa a organizar algo, eles obrigam todos a participar. De tal maneira, nós podemos trazer consenso a toda a sociedade.

Pergunta: Porém, de que maneira essa chamada para a igualdade difere daquelas tentativas que a humanidade já realizou por muitos anos?

Resposta: Eu sugiro uma ferramenta de trabalho, como uma chave de fenda ou uma chave, através da qual é possível resolver o nosso problema comum e o de todos pessoalmente, na sua raiz, ao se voltar a manter o equilíbrio da natureza.

Ao que parece, todas as abordagens anteriores não tiveram sucesso, pois a condição do mundo está se tornando cada vez pior. Considerando que no presente caso nós estamos começando a entender a lei da existência da sociedade humana, o processo que ela está passando, e os métodos que nos possibilitam aderir a este processo inevitável, de modo que vamos nos sentir cada vez mais em todos os pontos vinda de nosso desenvolvimento.

Isso não se refere à tentativa de convencer o governo a baixar os impostos. A solução se encontra na própria natureza, e exige o nosso equilíbrio. Se não estabelecermos o equilíbrio, todas as nossas várias tentativas de corrigir a situação vão nos custar muito caro e trazer ainda mais perdas e danos num nível mais profundo.

Se não curarmos esta doença em sua raiz agora, através da correção e consolidação da sociedade, então ela vai surgir ainda mais forte em outro lugar. Suponha que nós possamos reunir uma determinada multidão e sair para uma demonstração para tornar o preço do iogurte 50% mais barato e consigamos isso. O capitalista, por outro lado, vai aumentar o preço de outros produtos básicos em 5% e seguirá que não ganhamos nada.

Isto é porque nós não agimos de acordo com a lei da natureza, de acordo com a sua tendência, mas, pelo contrário, agimos de acordo com o nosso entendimento. E quando nós confiamos em nosso intelecto, segue-se que sempre queremos corrigir algo egoisticamente, com o resultado sendo pior. A mesma destruição anterior permanece na natureza e cresce ainda mais. Nós somos, então, forçados a sofrer ainda mais, de modo que, no final, possamos compreender a necessidade da correção da sociedade.

O problema do preço do iogurte não existe por si só, mas sim está nos empurrando para a conexão mútua. Considerando que você está dizendo que pode reduzir o seu preço de outra maneira. Mas, em geral, nós não estamos falando de iogurte, mas do consenso social!

O iogurte é apenas uma desculpa para que possamos nos unir. Nós existimos num sistema global que está interligado, uma pequena aldeia global que é abraçada por uma crise geral.

Havia um slogan muito popular: “O povo exige justiça social!” Hoje é possível alterá-lo para o seguinte: “O povo exige a consolidação social!”.

De uma Conversa, 13/04/14

Comente