A Escolha De Como Se Preparar Para A Ação

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que caracteriza nosso livre arbítrio no trabalho?

Resposta: O verdadeiro livre arbítrio, ao contrário de todos os “falsos” livres arbítrios, é possível durante a preparação, e não no momento da ação em si. Quando a ação está acontecendo, não é mais possível influenciá-la. Algum tipo de estado vem do Alto e só no início nós podemos estabelecer como vamos aceitá-lo.

Nada depende de nós, exceto isso. O plano da criação já existe e não pode ser alterado. Nós só podemos acelerar o nosso desenvolvimento. Além disso, nós ainda não compreendemos nossa conexão dentro de todo o grande sistema. Como pode ser que eu vou avançar mais rápido do que os outros, se nós estamos num único sistema onde todos os componentes têm que se desenvolver em harmonia? Segue-se que todos dependem uns dos outros.

Mas se você quer saber o que o nosso livre arbítrio é, é na preparação. Eu tenho que isolar esse único fato que sou capaz de influenciar e trabalhar para mudá-lo. Toda essa mudança depende unicamente de como eu elevo a sociedade, de modo a ter sucesso na avaliação de todos os estados como dados pelo Criador, pelo “não há outro além Dele”, e o “Bom que faz o bem”.

Só o ambiente que eu organizei para mim vai determinar o quanto vou conseguir subir acima das forças de separação que negam a unidade da Providência Divina, o “não há outro além Dele”, e as trevas que se opõe ao “Bom que faz o bem”. Então eu posso ver se posso ou não justificar cada estado, tanto pessoalmente, internamente, como também em geral, em todo o grupo.

Suponha que algum problema geral, um grande problema, é descoberto. Aqui nós podemos verificar se estamos preparados para lidar e superar tudo isso juntos. Já estamos preparados para isso ou não? Então, nesse sentido, cada um deve verificar a si mesmo, o quanto está se juntando a todos e fortalecendo-os.

Tudo isso depende da preparação e do reconhecimento do nosso mal, do esclarecimento do nosso egoísmo, e da aspiração de fazer o bem. Aqui nós também examinamos a pessoa: será que ela é realmente controlada pelo seu ego ou sente a importância do ambiente, do grupo, que está acima de todas as suas avaliações egoístas pessoais? Esta é toda a nossa preparação, ou seja, o nosso livre arbítrio.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/04/13, Escritos do Rabash