“O Surgimento Da Terra Espiritual De Israel No Coração” (Times Of Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “O Surgimento Da Terra Espiritual De Israel No Coração

Nos últimos meses, Israel tem sido uma terra repleta de expressões de amor fraternal e de lutas egoístas, sendo palco de um conflito constante entre boa vontade e animosidade.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, “terra” (hebr. “Eretz”) significa “desejo” (hebr. “Ratzon”), que também é referido como o coração do homem. Neste desejo – coração – reside o povo de Israel e as nações do mundo. Estes desejos, no entanto, tal como os vizinhos, lutam para coexistir pacificamente: ou as nações dominam ou o povo de Israel prevalece no coração.

Inicialmente, o coração era como um deserto, controlado apenas por desejos egoístas, que consumiam tudo ao seu alcance. A Cabalá define os desejos egoístas como “as nações do mundo”.

À medida que a humanidade evoluiu, surgiu um pequeno desejo chamado “Israel”, que deriva das palavras “direto a Deus” (hebr. “Yashar El”). A Cabalá geralmente se refere a Deus como “o Criador” e o define como a qualidade de amor e doação que cria e sustenta o universo, incluindo nós, humanos. Em outras palavras, inicialmente nos desenvolvemos como nações do mundo, ou seja, em desejos egoístas que nos fazem priorizar o benefício pessoal em vez de beneficiar os outros e a natureza, e o desejo chamado “Israel”, que significa o desejo de beneficiar os outros e a natureza, surge em nós em um estágio evolutivo posterior.

O conflito eclodiu quando o desejo chamado “Israel” emergiu entre os desejos chamados “as nações do mundo”. Começamos a lutar conosco mesmos para superar o coração, para renunciar ao controle do desejo egoísta e deixar o poder superior do amor e da doação nos guiar e remodelar o nosso coração.

Esta batalha interior persiste até que os esforços para dominar o egoísmo façam inclinar a balança, garantindo a vitória à vontade Divina superior, deixando o amor e a doação governarem o coração. Com este triunfo, o coração torna-se “a Terra de Israel”, pois ganha a intenção de ser apontado como “Yashar El” (“direto a Deus”).

Os meios para alcançar esta devoção à vontade Divina estão nas pessoas que partilham o desejo inicial de alcançar um estado de amor e doação mútuos entre todas as pessoas, e que estão dispostas a apoiar e encorajar-se mutuamente para combater a sua natureza egoísta. Através da amplificação de tal influência, estas pessoas chegam a alcançar o estado de “ama o teu próximo como a ti mesmo”, à medida que deixam a qualidade do amor e da doação guiar os seus corações em todas as frentes. Quando atingirem este estado de máxima harmonia, toda a Terra de Israel interior emergirá na sua pureza e santidade, completamente dedicada à força superior do amor e da doação – a Deus.