“E Apegue-se À Sua Esposa”

49.04De uma carta:

Olá! Minha vizinha Irina está estudando Cabalá com você. Ela me enviou uma citação ontem. Ela sabe que meu marido e eu estamos passando por dificuldades, para dizer o mínimo, e quer nos ajudar. Então, decidi escrever para você. A citação é a seguinte:

“’Portanto o homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne’. Ou seja, esta é digna de ser dedicada ao homem, e o homem é dedicado a ela.

“Portanto, um homem deve amar a sua esposa como ao seu próprio corpo e respeitá-la mais do que ao seu próprio corpo, ter compaixão por ela e apreciá-la como alguém valoriza um dos seus próprios órgãos. E ela também deve respeitá-lo e amá-lo como sua alma, pois foi dele que ela foi tirada” (Rabino Abraham Ben David, Baalei HaNefesh).

Eu olhei na Wikipedia, este é um sábio judeu. Ele viveu no século XII. Diga-me, isso é adequado para nós hoje, do jeito que somos? Ou é apenas para o século XII?

Minha Resposta: Penso que esta atitude é mais ou menos adequada em todos os momentos.

Pergunta: Então ela pergunta: “Explique o que significa se apegar à sua esposa e tornar-se uma só carne?”

Resposta: Cuidar dela. Do jeito que você cuida de você, cuide dela.

Pergunta: Esta passagem da Torá diz: um homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua esposa, e eles se tornarão uma só carne. Ou seja, ele já cuidará da esposa. Isso é chamado de “manter firme”?

Resposta: Sim.

Pergunta: A segunda pergunta é: o que significa que devemos ser dedicados um ao outro? A palavra “dedicado”, o que é? Isso é destino? Sobre o que é isso?

Resposta: Claro, isso é o destino. Você vê como as pessoas se aproximam, se conhecem, como aos poucos vão sentindo que estão bem juntas. Isso é chamado de “dedicado”.

Pergunta: Existe algum tipo de mão nisso que une as pessoas?

Resposta: Claro.

Pergunta: Eles não se encontram por acaso?

Resposta: Não. Não há nenhuma chance.

Pergunta: Isso é chamado de “dedicado”?

Resposta: Sim.

Pergunta: Em seguida, ela pergunta: “O que significa ‘deve amar como a si mesmo”? Parece uma ordem que sou obrigado a fazer isso. É possível obrigar uma pessoa a fazer isso?”

Resposta: Um homem e uma mulher devem ver este objetivo diante de si: amar o companheiro e parceiro de vida para que cuidem dele como de si mesmos. Pelo menos tanto quanto possível. Ele têm essa tarefa.

Pergunta: “O que significa que devo respeitá-lo e amá-lo como minha alma? Eu nem sei onde está minha alma, ou se eu a amo. O que significa amar como minha alma?”

Resposta: Como sua vida.

Pergunta: Mais uma pergunta: “O que significa que eu, uma esposa, fui tirada do meu marido? Está escrito, pois foi dele que ela foi tirada.

Resposta: Acredita-se que uma mulher que vive com um homem, por assim dizer, passa a fazer parte dele. Diz-se que ela foi tirada dele.

Pergunta: A última pergunta dela é: “Em geral, como morar junto sem se divorciar?”

Resposta: Depende das pessoas e de quão seriamente elas levam a vida. Se elas se sentirem responsáveis pelos filhos e umas pelas outras, então conseguirão.

Pergunta: Você sabe, hoje os divórcios acontecem em todo o mundo.

Resposta: Não entendo isso porque acredito que não deveria haver divórcios.

Comentário: Veja, não foi à toa que a primeira pergunta dela foi: “Isso se aplica ao sábio do século XII ou a nós também?”

Minha Resposta: Penso que não importa a que época pertença, mas não deveria haver divórcios em geral.

Comentário: Esta não é a primeira vez que você diz isso. Você sabe quais são os comentários sobre isso? “E se ele for assim? E se ela for assim? E se ele beber? E se ele me bater? E assim por diante, muitos deles.

Minha Resposta: Não posso comentar todos esses gritos, mas acredito que ainda não há lugar para o divórcio. Especialmente por causa das crianças. Sempre dói muito.

Pergunta: Quando você diz isso, você quer dizer uma família que tem filhos?

Resposta: Caso contrário, não é uma família, entre você e eu.

Pergunta: Você não quer dizer isso se não der certo?

Resposta: Se houver algum problema, ele já existia inicialmente.

Pergunta: Em princípio, se têm filhos, constituem uma família?

Resposta: Sim.

Pergunta: Você pode sugerir algum tipo de exercício para pessoas que estão em estado de ansiedade: “E se acontecer? E se nos divorciarmos? Estamos caminhando nessa direção; estamos nos aproximando disso”. O que elas deveriam fazer? Como elas podem sentar juntas e conversar?

Resposta: Este é um problema e um longo período de reeducação. Acho que isso não é fácil. Mesmo assim, o divórcio é o último e, eu diria, passo inaceitável. Isso é algo que não pode ser ultrapassado.

Pergunta: Se isso entrar nelas, se elas de alguma forma absorverem isso em si mesmas, isso permitirá que comecem a se aproximar uma da outra a partir deste momento?

Resposta: Sim. Ou seja, é importante descobrir e trabalhar com o ponto de que não pode haver divórcios.

De KabTV, “Notícias com Dr. Michael Laitman”, 20/11/23