“Por Que Há Tanta Confusão No Mundo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Há Tanta Confusão No Mundo?

Um novo desejo está surgindo na humanidade hoje.

Ele está aparecendo em cada vez mais pessoas, mas apenas como a semente de um desejo, e não um desejo totalmente esclarecido.

Para que serve esse desejo? É uma pequena centelha de desejo por um estado de amor, doação e conexão absolutos.

Como resultado do surgimento deste novo desejo, aumenta a confusão porque as pessoas não sabem como realizá-lo.

Ao contrário dos desejos que se desenvolveram dentro de nós até hoje, ou seja, desejos corporais por comida, sexo, família, dinheiro, honra, controle e conhecimento, não há exemplos em nosso meio de como satisfazer o novo desejo que emerge em nós. É porque este novo desejo não é corpóreo, mas espiritual, e requer uma mudança na forma como percebemos e sentimos a realidade.

Que mudança na percepção e na sensação precisamos para realizar esse novo desejo que emerge em nós?

Nossos desejos egoístas inatos e naturais nos fazem querer receber o máximo benefício somente para nós mesmos. Eles constantemente tentam absorver a realização em si mesmos. Essa é a nossa clara autoorganização interior através da qual atualmente nos relacionamos com o mundo. Instintivamente, a cada momento, tentamos receber o máximo de realização possível e agimos da maneira que o nosso sistema interno considera necessário e mais benéfico para nós mesmos em qualquer momento.

No nosso egoísmo, sabemos mais ou menos como trabalhar com os outros, pressionando pelo que queremos receber, receber e dar, pagar e comprar, e assim por diante. Interagimos uns com os outros dessa forma, utilizando uma ampla variedade de meios: astúcia, engano e política, para citar apenas alguns. Em nosso mundo, sabemos como agir apesar de toda a venalidade e mentiras com as quais crescemos.

Agora, porém, surge outra condição, força e qualidade, um novo desejo que anteriormente não sentíamos: um pequeno ponto de desejo por amor, doação e conexão.

Tal desejo está enraizado na própria natureza, que em sua essência é um desejo de amar e de doar. Em outras palavras, o amor é a lei básica da natureza. Da mesma forma, quanto mais nos desenvolvemos hoje, mais experimentamos a forma mais crua da natureza aproximando-se de se revelar a nós.

Qual é a expressão da forma mais crua da natureza que está mais perto de se revelar a nós? É que começamos a nos tornar cada vez mais interconectados e interdependentes globalmente.

É assim que a qualidade de amor, doação e conexão da natureza se manifesta no mundo corpóreo: além da força egoísta, há também uma força altruísta, e ela se revela cada vez mais a nós através de nos tornarmos globalmente interconectados e interdependentes. Da mesma forma, até que mudemos as nossas atitudes uns para com os outros, de egoístas para altruístas, sentiremos cada vez mais confusão entrar nas nossas vidas como uma nuvem escura que desce cada vez mais sobre nós.

Baseado em KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Trabalho Interno”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 3 de setembro de 2011. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman
Foto de Martin Fu no Unsplash.