Bill Gates: “Faça Uma Pausa Quando Precisar”

626O cofundador da Microsoft, Bill Gates, disse durante um discurso que gostaria de ter descoberto a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal anos atrás.

Falando na cerimônia de formatura da Northern Arizona University (NAU) no sábado, Gates disse à turma de formandos que, durante seus primeiros dias na Microsoft, ele não acreditava em tirar férias ou folga nos fins de semana, observando que costumava acompanhar os funcionários que sairiam cedo ou ficariam até tarde.

“Mas à medida que envelheci – e especialmente depois que me tornei pai – percebi que há mais na vida do que trabalho”, disse Gates durante seu discurso de formatura. “Não espere tanto quanto eu para aprender esta lição. Reserve um tempo para nutrir seus relacionamentos, comemorar seus sucessos e se recuperar de suas perdas.”

“Faça uma pausa quando precisar”, acrescentou Gates. “Pegue leve com as pessoas ao seu redor quando elas precisarem também.”

Gates também incentivou a turma de formandos a viver o momento e “se divertir”, acrescentando em seu discurso que o que eles estão fazendo no momento não afetará seu futuro (The Hill).

Pergunta: Qual é a mensagem para os alunos — façam uma pausa quando precisarem? Como você se sente sobre isso?

Resposta: Significa dedicar mais tempo à criatividade. Porque se você se enterrar no trabalho, não será capaz de dar ao seu cérebro, a si mesmo e aos seus pensamentos uma direção criativa.

Uma pessoa criativa deve viver absorvendo do ar, do ambiente, de algo que não seja simples trabalho mecânico com esforço. Ela deve ser livre, como sempre viveram os intelectuais criativos em geral.

Comentário: Ou seja, o próprio descanso, mesmo quando você caminha pela floresta e é um descanso por um lado, por outro lado, é trabalho.

Minha Resposta: Criatividade. Claro.

Pergunta: Você concorda totalmente com ele?

Resposta: Ele fala corretamente. Uma pessoa criativa deve ser livre. Caso contrário, não inventará nada e não dará movimento, impulso ao progresso.

Pergunta: E se traduzirmos isso para a educação, para as crianças? Uma escola que se baseia no dever de casa, em chegar na lousa e dar respostas: “Me conta o que você fez em casa”. E assim por diante. Se isso é tudo, você acha que não prepara a criatividade?

Resposta: Ela treina técnicos que podem trabalhar, calcular e fazer alguma coisa, mas não terão surtos criativos.

Pergunta: Então, você é a favor da fórmula da criatividade. É possível trazer todos para esta fórmula?

Resposta: Eu acho que é possível. Principalmente porque a partir de nossa época começa o período de desenvolvimento da humanidade na direção da criatividade. Veremos cada vez menos produção e cada vez mais aqueles que trabalham em um nível acima da produção.

Pergunta: Você está dizendo que a criatividade é inerente a quase todas as pessoas?

Resposta: Sim.

Pergunta: Por quê? Como colocaram esse ponto de criatividade em nós de cima?

Resposta: Para expressarmos mais o que é característico de uma pessoa, não de uma máquina, não de um animal, e assim por diante.

Pergunta: Então, se vemos que uma pessoa se resignou ao trabalho mecânico, isso significa que ela não encontrou esse ponto em si mesma?

Resposta: Sim.

Pergunta: Ele existe nela?

Resposta: Está lá. Talvez ela esteja procurando por ele, mas ainda não foi revelado. Portanto, ela tem que fazer ou escolhe fazer trabalho mecânico. Talvez isso a ajude, organize seus pensamentos de alguma forma.

Pergunta: Você acha que cada pessoa deveria procurar por esse ponto em si mesma?

Resposta: Acho que se uma pessoa tiver a atitude interior certa, ela chegará a isso.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 08/06/23