Uma Taça De Bênção

622.02Comentário: No artigo “A Rosa” na Introdução do Livro do Zohar, é dito que a rosa é uma taça de bênção, o que indica a extensão de cinco Chassadim dentro de suas cinco Gevurot, e assim por diante.

Minha Resposta: Quando o Baal HaSulam escreve comentários sobre este artigo, ele gradualmente desce do nível do Criador para o nível da criação e começa a explicar como as almas inferiores são organizadas e como percebem a influência do Criador sobre elas.

Por exemplo, o artigo diz que a taça deve ser erguida com as duas mãos e depois segurada na mão direita com cinco dedos quando as bênçãos são pronunciadas. Portanto, em nosso mundo, costuma-se abençoar o vinho.

Esses exemplos explicam que a bênção com a qual você deve se voltar ao Criador deve consistir em cinco qualidades: Keter, Hochma, Bina, Zeir Anpin e Malchut. Elas devem ser conectadas juntas. Assim como uma mão conecta cinco dedos, você deve pegar um copo de vinho e, erguê-lo, abençoar o Criador por lhe dar tal oportunidade.

Pergunta: Por que o copo deve ser segurado com a mão direita?

Resposta: Na espiritualidade, existe um lado direito e um lado esquerdo. A direita é boa e a esquerda é má. Portanto, é necessário pronunciar bênçãos segurando o cálice na mão direita.

Pergunta: Para que precisamos dessas ações em nosso mundo? Por que fazer isso se estamos falando de coisas grandes e interiores?

Resposta: Em nosso mundo, tudo se resume a uma simples tradição. Mas, na verdade, são ações muito profundas com as quais despertamos a governança superior.

Em princípio, se uma pessoa entende o que está fazendo, ela pode despertar certas forças em seus desejos e assim se corrigir.

De KabTV “Introdução do Livro do Zohar ” 04/06/23