“Qual É O Significado Da Tefilat Haderech (Oração Do Viajante)?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Significado Da Tefilat Haderech (Oração Do Viajante)?

O significado da Tefilat HaDerech (Oração do Viajante) é que deixamos o lugar onde pensamos que vivemos, para outro lugar e caminho.

Não sabemos quanto tempo estaremos na estrada e quando chegaremos ao nosso destino. Talvez pensemos que levará apenas alguns minutos, e então nos encontramos em um caminho que leva vários anos, que pode começar a parecer interminável.

Onde a oração escreve: “conduza-nos em paz”, significa que não devemos prejudicar ninguém em nosso caminho adiante na vida, ou seja, no que vem de nós externamente para os outros.

Da mesma forma, “dirija nossos passos em paz” significa deixar que haja paz para nós mesmos e para todos que encontrarmos em nosso caminho a seguir.

“E fazer com que alcancemos nosso destino na vida, alegria e paz” significa que, em última análise, tudo o que fazemos em nosso caminho deve ser bom para todos.

A tradução literal direta de “Tefilat HaDerech” é “oração do caminho”. Qual é o caminho? É absolutamente tudo, e é infinito: a oração da nossa direção e da nossa existência, ou seja, como deve ser a nossa vida.

“Salve-nos de todos os inimigos e emboscadas, de ladrões e feras na viagem, e de todos os tipos de punições que se enfurecem e vêm ao mundo” significa que devemos observar nossos movimentos de um estado interior para outro. Não discute localizações geográficas. Em vez disso, enfatiza nosso progresso pacífico para evitar encontros problemáticos com qualquer pessoa e para que possamos chegar com segurança ao nosso destino: um “lugar” onde nos conectamos com os outros com laços de bondade cada vez maiores.

O caminho é, portanto, a direção para cada vez mais conexão com os outros e com a natureza. Por que mais desejaríamos deixar nossas moradas? É para que saiamos para uma conexão maior vez após vez.

Os ladrões são então aqueles obstáculos enviados a nós no caminho, que nos ajudam a nos conectar ainda mais uns com os outros para alcançar nosso verdadeiro e último destino na vida, o propósito de nossas vidas.

Nunca fazemos uma oração para ter um caminho mais suave, mas desejamos que o caminho nos leve ao nosso destino, a uma proximidade cada vez maior entre nós e com a única força boa e benevolente na realidade, que os Cabalistas chamam de “O Criador”. Uma vez que a proximidade um do outro e do Criador depende de ajustarmos nossa atitude para sermos bons e benevolentes externamente com eles, então descobrimos que eles são a mesma coisa.

Então a oração continua: “Que Tu abençoes o trabalho de nossas mãos e me concedas graça, bondade e misericórdia aos Teus olhos e aos olhos de todos que nos veem”. Refere-se a nós tratando o mundo e tudo o que vem em nosso caminho da melhor maneira possível, ou seja, tentando justificar tudo e nos mantermos conectados à ideia de que tudo provém de uma única força boa e benevolente, o Criador. Ao fazer isso, nós mesmos nos tornamos condutos benevolentes da bondade. Este é o significado de “Que você conceda bênçãos ao trabalho de nossas mãos”.

Só pode haver uma bênção se nos esforçarmos por uma maior proximidade. Sem um esforço para alcançar mais proximidade um com o outro e com o Criador, não seríamos capazes de pedir tal conexão e, portanto, não receberíamos nenhuma bênção.

A oração termina: “E conceda-nos abundante bondade e ouça a voz de nossa oração, pois Tu ouves as orações de todos. Bendito sejas Tu D’us, que ouves a oração”. Ou seja, a oração termina em nós agradecendo ao Criador por ouvir a oração.

No entanto, o Criador realmente ouve esta oração?

É importante entender que o Criador é a única força da realidade que age dentro de nós, e assim tudo que pensamos e dizemos, dizemos praticamente com Seu desejo. Em geral, Ele faz tudo sozinho. Em outras palavras, o próprio Criador coloca a oração em nossas bocas, pois Ele é a única força que existe em tudo.

É importante entender que esta oração não é simplesmente uma oração para os viajantes que partem na estrada de uma localização geográfica para outra, mas é uma oração para o caminho da vida. Tudo o que está implícito na Torá, nas orações, é um meio para nossa saída para a vida, e “vida” em seu significado mais amplo é a vida eterna e perfeita que alcançamos quando aprendemos a aplicar a mesma atitude do Criador— bondade e benevolência – de nós mesmos externamente.

Para que tal oração seja realmente ouvida, não basta simplesmente dizê-la com a boca. Em vez disso, precisamos pronunciá-la em nossos corações. Quando a oração vem do nosso coração, ela é de extrema importância e influencia o Criador.

Aqui está a oração, Tefilat HaDerech:

Que seja Tua vontade, D’us, nosso D’us e o D’us de nossos pais, nos conduzir em paz, guiar nossos passos em paz, e dirigir-nos em paz, apoiar-nos em paz e nos fazer chegar ao nosso destino em vida, alegria e paz. Salva-nos de todos os inimigos e emboscadas, de ladrões e feras na viagem e de todos os tipos de punições que se enfurecem e vêm ao mundo. Que Tu abençoes o trabalho de nossas mãos e me concedas graça, bondade e misericórdia aos Teus olhos e aos olhos de todos os que nos veem, e concede-nos abundante bondade e ouças a voz de nossa oração, pois Tu ouves as orações de todos. Bendito sejas Tu D’us, que ouves a oração.

Baseado em KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur em 22 de maio de 2023. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman