“Por Que Tantas Pessoas Casadas Hoje Têm Amantes?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Tantas Pessoas Casadas Hoje Têm Amantes?

Devido ao crescimento do ego humano, hoje vivemos muito tempo.

No passado, as pessoas viviam de 30 a 40 anos e, ainda antes, as pessoas morriam entre 20 e 25 anos. Nosso tempo de vida aumentou gradualmente até um ponto em que é comum viver até os 90 anos hoje.

Assim, nos encontramos lidando com o problema de saber se podemos suportar psicologicamente tal longevidade. Por exemplo, alguns estudos afirmam que o aumento do câncer se deve à nossa vida mais longa, que se vivêssemos 20 anos a menos, não desenvolveríamos vários tumores; e se vivêssemos ainda mais 20 anos a menos, talvez esses tumores não surgissem.

Portanto, a vida mais longa das pessoas hoje é uma das razões para o aumento dos divórcios, e as pessoas descobrem que não podem viver juntas por tantos anos.

Vidas mais longas são um resultado do crescimento do ego humano em proporções exageradas. Outro fenômeno de nossos egos maciços hoje é que simplesmente não podemos ficar satisfeitos com a variedade de prazeres que nos cercam — e o sexo é o maior e mais acessível prazer da vida.

Acontece, assim, que as pessoas justificam cada vez mais sua infidelidade, tanto que ela deixa de ser chamada de “infidelidade” por causa do quão comum ela se tornou.

Acho que nos próximos anos não haverá mais famílias que vivam a vida inteira em um único casamento. Vivemos uma época em que inventamos sexo, álcool, drogas e esportes para encobrir nossa insatisfação, um sentimento de desesperança e falta de confiança que geralmente sentimos. A humanidade recorre a esses meios como uma forma de desabafar, como uma certa sacudida que o homem moderno precisa.

Portanto, em nenhum caso posso criticar ninguém. Entendo sua necessidade no mundo de hoje.

Esse fenômeno pode mudar de acordo com uma mudança em nossa atitude em relação ao mundo e à vida. Além disso, tal mudança não precisa ser realizada nem em uma pessoa, mas em nosso ambiente, ou seja, nossas influências sociais, culturais e educacionais. Se os valores em nossa sociedade mudarem e se tornarem mais suaves, com mais apoio e incentivo à conexão mútua positiva, seremos alimentados por uma nova sensação de confiança e segurança. Em outras palavras, quanto mais sentirmos que nossas vidas se enchem de satisfação, esperança e confiança, menos nos sentiremos atraídos pelos muitos jogos problemáticos e seu relaxamento na forma de sexo. Nossas vidas se tornarão mais calmas e equilibradas.

Baseado em KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Amantes”, do Cabalista Dr. Michael Laitman em 7 de setembro de 2011. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.