“O Que Você Pensa Sobre A Evolução Dos Seres Humanos E Até Onde A Humanidade Pode Ir?” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “O Que Você Pensa Sobre A Evolução Dos Seres Humanos E Até Onde A Humanidade Pode Ir?”

O processo evolutivo pelo qual passamos é para nos adaptar ao mundo superior, ou seja, para nos levar a um estado de conexão harmoniosa “como um homem com um só coração”, uma humanidade funcionando como um único sistema.

Existimos em um sistema integral com interconexão e interdependência entre suas partes.

No processo, precisamos experimentar que somos escravos de nossa natureza humana egoísta, que nos faz querer desfrutar às custas dos outros e da natureza, a um estado de liberdade dessa servidão egoísta.

É um lugar onde descobrimos a integralidade, uma conexão profunda de uma ponta à outra da natureza, que emerge do desejo da força superior de amar e doar.

A força superior de amor e doação guia e se relaciona conosco como uma entidade única, e nos leva a um estágio em que nos concederá conexão mútua, onde cada um de nós considerará principalmente o benefício dos outros e de todo o sistema em que existimos.

Em outras palavras, de vivermos em servidão aos nossos desejos egoístas, nos quais estamos atualmente presos, nos desenvolvemos através de várias crises em escala pessoal, social e global, através das quais gradualmente obtemos a possibilidade de sair da rede egoísta que nos controla e entrar em uma nova rede altruísta de conexões.

Por que precisamos suportar várias crises para sair de nossos egos?

É porque o ego humano é muito cruel, e somos incapazes de nos elevar acima dele com nossa própria força. Ou seja, nos falta a capacidade de nos convencermos de que vale a pena sermos positivos, gentis e amorosos uns com os outros em todo o planeta. É simplesmente impossível enquanto nossa natureza egoísta constantemente nos puxa em uma direção oposta: se beneficiar em detrimento dos outros e da natureza.

Portanto, para nos mostrar como nossas atitudes egoístas nos fazem sofrer, a natureza nos envia várias crises que nos obrigam a encarar nossa conexão, e a necessidade de percebê-la positivamente. Assim, passamos a ver que não temos escolha a não ser corrigir nossas atitudes uns com os outros, de egoístas em altruístas.