“Como Você Mantém O Equilíbrio Na Vida?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Você Mantém O Equilíbrio Na Vida?

Os níveis inanimado, vegetativo e animado da natureza são os únicos em estado de equilíbrio, porque não têm livre escolha. Eles não decidem se devem se comportar de uma maneira ou de outra, mas se comportam de acordo com sua natureza inata.

Nós, porém, agimos de acordo com nossas decisões que são superiores à nossa natureza inata. Assim, usamos esses níveis da natureza – inanimado, vegetativo e animado, que estão abaixo do nosso nível humano – egoisticamente, dobrando-os da maneira que desejamos para benefício pessoal.

Assim, destruímos e esvaziamos o planeta, a vida vegetal, os animais e, finalmente, também as pessoas, devido à forma egoísta como nos relacionamos uns com os outros e com a natureza.

O sistema em que vivemos foi criado para que alcancemos um estado de consideração, encorajamento e apoio mútuos. Essa é a chave para entrar em um estado de equilíbrio com a natureza.

Agindo de forma contrária, com cálculos de benefício próprio sobrepondo-se aos de benefício mútuo e da natureza, nos desequilibramos com a natureza.

Então, vivenciamos esse desequilíbrio como sofrimento nas escalas pessoal, social e econômica, e também como golpes ecológicos, sejam terremotos, inundações, incêndios florestais, pandemias e vários outros fenômenos que chamamos de “desastres naturais”.

Quanto mais nos dirigirmos para o futuro sem transformar nossas atitudes uns com os outros e com a natureza – de egoístas para altruístas – mais experienciaremos nossa estreita interdependência negativamente.

No entanto, se começarmos a nos relacionar de maneira atenciosa, solidária e encorajadora uns com os outros, veremos como a natureza também se relaciona positivamente conosco. Assim, iremos desbloquear uma nova existência equilibrada, harmoniosa e pacífica.

Baseado no vídeo “Por que estamos desequilibrados com a natureza” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Andrik Langfield no Unsplash.