Para O Amor Ser Completo

527.02O segundo mandamento… é o amor – que a pessoa deve amar o seu Mestre com todo o amor… mesmo que você não saiba se irei atrás de você para apoiá-lo… [e] embora eu não esteja lhe dando nada, seu amor ainda será completo, para aderir a Mim com todo o seu coração e alma (Zohar para Todos, Introdução do Livro do Zohar, O Segundo Mandamento, Item 198).

Em última análise, estamos falando de desejos. Se o desejo do outro e o meu desejo estão dispostos de forma que eu queira usar o desejo dele para realizar o meu, isso se chama “amor próprio”.

Se estivermos em um estado de igualdade: “Eu dou a ele e ele dá a mim”, cada um de nós percebe seu desejo e o desejo do outro como um só.

Por exemplo, como em uma equipe de combate ou como “um homem com um coração”, essa é a condição “não faça ao outro o que é odioso para você”. Então vocês estarão conectados um ao outro, mas com a condição de estarem conectados por um desejo. Isso não é amor, mas a conexão de amigos.

Considerando que o amor significa que eu pego meu desejo e o coloco abaixo do desejo de um amigo (o nível de amor depende de quanto mais baixo) para usar meu desejo apenas para satisfazer o desejo de um amigo. O desejo dele determina tudo para mim, e eu vivo dentro do desejo dele, como uma mãe dentro de um bebê. Ela sente tudo o que ele sente e o que ele precisa, e só existe para isso. Isso se chama amor.

Portanto, “aderir com todo o seu coração e alma” significa perceber o desejo do outro como seu e cuidar apenas para servir ao seu desejo dia e noite. Quando isso é possível? Quando todos se conectam sob a influência da força superior.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 10/02/11, O Livro do Zohar — Introdução: “O Segundo Mandamento”