“O Nexo Oculto Entre A Ucrânia E A Turquia” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “O Nexo Oculto Entre A Ucrânia E A Turquia

Enquanto o mundo está lutando com a magnitude do desastre que atingiu a Turquia e a Síria, a guerra na Ucrânia continua sem qualquer sinal de diminuição. Quer as cidades sejam destruídas por granadas ou por um terremoto, o resultado é que inúmeras vidas são perdidas ou devastadas. Parece que não há conexão entre os dois desastres, como se nada relacionasse guerras com tremores, mas não é o caso. Entre todas as crises, sejam elas terremotos, guerras, fome ou pragas, existe um nexo subjacente e oculto que enfraquece a sociedade humana e permite a erupção de todas as crises.

A humanidade não é uma coleção de elementos separados; todos nós influenciamos uns aos outros porque somos uma entidade, um corpo. Assim como uma fraqueza no corpo facilita o surgimento de várias doenças e problemas, uma fraqueza na sociedade humana causa a erupção de crises que afetam toda a humanidade.

Quando a saúde geral de uma pessoa é ruim, ela pode se manifestar em um simples resfriado, na falha de um órgão, como no diabetes, no câncer ou no colapso de sistemas inteiros do corpo. Superficialmente, podemos não ver a conexão entre as diferentes crises médicas, mas, por baixo, é a fraqueza do corpo que permitiu o surgimento de todas elas.

A mesma regra que se aplica ao corpo se aplica ao “corpo” da humanidade. Superficialmente, as crises parecem não estar relacionadas. Mas por trás de todas elas está uma fraqueza inerente ao corpo humano: a desintegração entre as células e órgãos da humanidade.

O fato de não sentirmos que somos uma entidade e agirmos como se fôssemos elementos separados que lutam uns contra os outros, lutam para dominar uns aos outros, ou mesmo para destruir uns aos outros, enfraquece todo o sistema, que é toda a humanidade. Como resultado, “doenças” estão surgindo em todos os lugares.

A única diferença entre essas crises ostensivamente separadas é que a fraqueza geral faz com que sintomas diferentes apareçam em lugares diferentes, de acordo com condições específicas em diferentes regiões. No entanto, a maneira de prevenir todas elas é a mesma. Uma vez que sua única causa é a desintegração da sociedade humana, a cura que curará todas elas é reforçar a coesão e a responsabilidade mútua em todo o mundo.

Embora devamos abordar cada crise separadamente e tentar restaurar a paz na Ucrânia e salvar quantas vidas pudermos na Turquia, também devemos trabalhar em soluções de longo prazo para prevenir ou aliviar futuras calamidades. Para conseguir isso, devemos promover conexões humanas mais fortes em todos os níveis.

Como as conexões humanas estão se desfazendo em todos os aspectos da vida humana – do nível familiar ao nível internacional – devemos nos educar sobre a necessidade de conexões positivas. Conexões positivas não apenas nos fazem sentir melhor, mais seguros e mais felizes no nível pessoal. Elas mudam toda a nossa sociedade e nosso comportamento nela e, consequentemente, mudam o mundo.

Boas conexões sociais criam sociedades estáveis e pacíficas e relações internacionais pacíficas. Elas impedem a exploração das pessoas e o esgotamento dos recursos naturais. O impacto dessas melhorias nos afeta no nível global, e não apenas no pessoal.

Se quisermos obter um benefício duradouro da dor horrenda que desastres como a guerra na Ucrânia e o terremoto na Turquia infligiram à humanidade, devemos começar a implementar um plano global para aprofundar nossa consciência de nossa interdependência na qualidade de nossos relacionamentos, e que somente se promovermos relacionamentos positivos e solidários, poderemos evitar ou diminuir a gravidade de futuras crises.