Escuridão Que Foi Traçada Pela Luz

Dr. Michael LaitmanRabash, Shlavey HaSulam , “O Que Significa ‘Se Eles Engoliram as Ervas Amargas e Não Saíram’, na Obra”:

Portanto, a pessoa que começa a seguir este caminho e quer que suas ações sejam em benefício do Céu, descobre a verdade, que quanto mais ela realiza ações com a intenção “a fim de doar”, mais percebe que está distante dela, o que significa que há um mérito especial neste trabalho, que a verdade está sendo revelada a ela de Cima, que a pessoa está longe de qualquer ação de doação.

Nosso avanço é baseado apenas nas diferentes revelações que são desagradáveis ao nosso ego, ao nosso desejo de receber. Cada vez se vê que, se estamos imersos em nosso ego, não podemos avançar espiritualmente.

Eu estou imerso em meu ego, e a Luz vem do Alto e enfatiza o nível de ego em que me encontro. Como resultado, eu sinto um grande negativo (-), que reflete a profundidade (H) do meu desejo. Na medida em que me sinto mal, eu tenho que discernir o que tenho que fazer com esse sentimento ruim. Eu posso ser grato ao mal, pois assim descubro até que ponto sou oposto à espiritualidade e doação. O mal é revelado em meu ego, no meu desejo de receber “a fim de receber”, e se esse desejo desaparecer, eu sequer vou saber que estou imerso no mal. A profundidade do sentimento ruim é o índice de verdade para mim; é o sinal certo.

Assim, a partir deste estado eu peço pela adesão; eu quero estar acima disso, acima da fronteira do Egito, acima do meu ego, acima da Machsom (barreira). Aqui eu começo a construir a Luz de Retorno (RL) e a implantar a primeira restrição em toda a parte inferior (Tzimtzum Aleph – TA).

Darkness That Was Drawn By The Light

É assim que o Partzuf espiritual é construído de duas partes: “uma cabeça” e um “corpo”. Como eu realizei a primeira restrição, eu já tenho um “corpo”. Mais tarde, eu posso ser capaz de elevar uma parte dele e conectá-la à “cabeça”, e isso já vai ser um verdadeiro Partzuf acima da Machsom.

Assim, através dos estágios de Ibur (gestação), Yenika (sucção) e Mochin (mente), eu transfiro todos os “vasos quebrados” de baixo para cima.

Nós já começamos a sentir que este é um trabalho prático que pode ser realizado. Mas não devemos nos esquecer de que ele é feito pela Luz que Reforma (Luz Circundante – Ohr Makif – OM), e que só podemos atrair isso por meio da conexão entre nós.

Darkness That Was Drawn By The Light

Na verdade, tudo o que temos aprendido e lido pode ser colocado junto numa imagem simples e factível das Dez Sefirot, e nós podemos ver que o mundo inteiro, todos os nossos estados, são apenas para fornecer o correto padrão espiritual para isso, em qualquer dado momento.

Vamos torcer para que o estado que estamos criando permaneça em cada um como um padrão claro. A percepção do mundo, a minha atitude para com todos, os meus sentimentos, tudo o que eu quero entender e sentir tem que passar por esse padrão. Então seremos capazes de resolver corretamente todos os problemas que vêm do Criador, da Luz, ao responder corretamente, apoiando-O, e permitindo que Ele revele as ações corretas.

Pergunta: Como podemos realmente agradecer ao Criador por todos os estados ruins?

Resposta: É verdade que a mentira não vai nos ajudar aqui; você não pode chorar e beijar honestamente a vara que bate em você. Mas se você sente que a vara está batendo em sua inclinação ao mal, se você não quer se identificar com ela, mas com a boa inclinação, então você já vê as diferenças em certa inclinação ao Criador.

É apenas graças à Luz Circundante que nós sentimos que somos maus. Cinqüenta anos atrás todo mundo ainda pensava que havia um futuro brilhante e prosperidade pela frente. Então, a tendência mundial de declínio tornou-se aparente e nós começamos a afundar no escuro. Uma pessoa com o ponto no coração (•) também começa a entrar no mal, na escuridão que chega até a ela pela Luz que Reforma. Mas, ao mesmo tempo, a Luz ilumina o ponto no coração, de modo que o mal puxa a pessoa para baixo, enquanto o ponto se eleva mais alto para cima.

Por isso, nós precisamos da seguinte divisão interna:

1. O ponto no coração,

2. O mal em nós.

Darkness That Was Drawn By The Light

Só então eu vou descobrir com quem me identifico.

Pergunta: Como você se livra dos pensamentos perturbadores sobre uma recompensa, um presente, que o Criador vai me dar pelo meu trabalho?

Resposta: Você vai ter que lidar constantemente com estes pensamentos, a fim de ascender sem pedir nada e apenas se identificar repetidamente com o ponto no coração. Esse jogo de “ping pong” continua até que a Luz que Reforma venha através da conexão no grupo e leve-o ao próximo nível.

Lá, uma forte Luz virá, e novamente revelará os resultados da quebra em você. É porque nós costumávamos estar conectados antes, e daí o Criador, que criou a conexão entre nós, despedaçou-a. Agora, nós temos que participar da correção, para despertar e atraí-Lo. Então a Luz vem e faz todo o trabalho.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/04/13, Escritos do Rabash