Escolha Transforma A Pessoa Num Consumidor Passivo E Ansioso

Opinião (Renata Salecl, teórico social e legal Esloveno): “Com a liberdade vêm escolhas. Cada escolha é uma oportunidade para selecionar o melhor resultado possível, o que nos faria mais feliz. Mais escolhas levam a mais felicidade, certo? É claro que nós descobrimos o oposto na verdade. Tal como com o aumento das escolhas, o mesmo acontece com a ansiedade. Na edição mais recente da série de palestras animadas RSA, a teórica social e legal eslovena Renata Salecl argumenta que essa ansiedade, juntamente com o ideal capitalista da pessoa self-made, leva a uma espécie de paralisia social.

“” Atualmente a ideologia da escolha”, diz Salecl,” acalma as pessoas e faz-nos constantemente virar a crítica contra nós próprios, em vez de nos organizarmos e fazer uma crítica da sociedade em que vivemos “(Fonte: Cultura Aberta)

“Você também se envergonha da pobreza. Estamos com medo de que as pessoas se vão rir de nossa escolha, nós reconhecemos a necessidade da opinião pública em relação a nós mesmo. Nós nunca fazemos escolhas para nós mesmos, em isolamento da sociedade. Nós escolhemos o que os outros escolhem. Assim, a escolha é uma categoria social e, especificamente, esse recurso traz um sentimento de ansiedade.

“Outra razão é uma tentativa de fazer a escolha certa. Como resultado, as pessoas mudam operadores de redes móveis ou parceiros, mas permanecem sempre insatisfeitas.

“A terceira razão é que a escolha envolve inevitavelmente perdas, a possibilidade de seguir um caminho diferente, o que produz desconforto máximo hoje.

“A principal perda, da qual não temos escolha, é a morte. Mas, mesmo neste caso, tentamos planear, adiá-la, para ganhar controlo sobre ela. …

“A ideologia do mundo moderno foi baseada no facto de que qualquer pessoa poder ter sucesso em qualquer coisa. A ideia de um homem autorrealizado que tenha conseguido alcançar tudo sozinho é fundamental para essa ideologia. Qualquer um se pode tornar uma celebridade. “Qualquer um pode ter sucesso – este credo domina a sociedade. … No passado, as pessoas queriam-se tornar famosas nalguma coisa: alguma invenção, pesquisa, ou num talento especial. Agora, tudo que elas querem é tornarem-se famosas por causa da fama, não por alguma coisa, apenas famosas. …

“Por que é que a mudança social não acontece? -O medo da mudança, o medo da perda.

“As características definidoras são autocrítica, um sentimento de culpa pelo próprio fracasso e ansiedade em face da escolha. Assim, vemos que a ideologia da escolha não é otimista e, portanto, impede a mudança social.

“O medo da mudança está associado ao medo da perda. Quando se tem pouco, tem-se medo de o perder, e prefere-se não provocar mudança social. As pessoas tornam-se passivas e críticas, em vez de se organizarem e terem um olhar crítico sobre a sociedade moderna em que vivemos ” (Fonte: theoryandpractice.ru).

Meu Comentário: Na verdade, uma pessoa não tem escolha, porque a sociedade é governada de acordo com o plano da natureza, e uma pessoa é completamente subordinada à sociedade, meio ambiente. A única opção é escolher o ambiente, e, em seguida, ele vai estar sob a influência dessa sociedade contra a sua vontade. Mas se uma pessoa escolhe o ambiente certo que corresponde à natureza superior (o Criador), então ela assegura para si um progresso rápido e fácil para a meta de criação e, assim, evita todos os tipos de problemas.