Uma Mensagem Carregada

Dr. Michael LaitmanPergunta: Hoje a crise atingiu todos os cantos do mundo e ninguém vê uma solução para ela. Por que não examinamos o sistema econômico de forma análoga ao nosso sistema de educação, e o oferecemos ao mundo?

Resposta: Nós podemos fornecer uma descrição maravilhosa da economia no período da correção final: uma sociedade equilibrada, o consumo dentro dos limites da necessidade razoável, a conservação da natureza e do homem, o desenvolvimento exclusivo de projetos que economizam tempo e energia e benefíciam a saúde das pessoas… Tudo isso é lógico e fácil de teorizar, se você não estiver teorizando sobre a gratificação egoísta, mas sobre a necessidade básica, a harmonia entre nós e a natureza.

Mas como podemos fazer a transição para esta fase? Como podemos explicar isso aos magnatas modernos que, basicamente, são os únicos a decidir o destino do mundo? Eles manipulam os governos, que por sua vez manipulam as pessoas. Então, como podemos apresentar esta meta final a eles? Como podemos dizer-lhes sobre as fases no caminho para isso? Eles vão perguntar: “O que será deixado para nós?”. O que nós vamos dizer-lhes em resposta?

“Vocês vão receber exatamente o mesmo valor que uma dona de casa normal, e seus bilhões serão devolvidos às necessidades da natureza a fim de corrigir a bagunça que vocês fizeram por proliferar o consumo excessivo no mundo. Além disso, vocês poderão desfrutar interna e espiritualmente. Vocês deixarão de ser ‘os maiores galos do galinheiro”, orgulhosamente desfilando nos poleiros. Vocês vão amadurecer e isso vai deixar de lhes dar prazer. Pelo contrário, vai evocar desprezo. Vocês serão satifeitos com a conquista de um nível mais elevado”.

Será que você será capaz de explicar tudo isso a um magnata, de modo que ele seja seduzido pela idéia da vida eterna, perfeita? Será que ele desejará entrar na eternidade da própria natureza, juntar-se a ela e revelar nela um nível mais elevado de existência?… “Você vai viver lá como um magnata respeitável. Mesmo quando o corpo animal morre, ele não é realmente você. Afinal de contas, você vai se tornar humano, no sentido verdadeiro, espiritual…”.

Isso só funciona para pessoas refinadas, enquanto que outras podem entendê-la agora mesmo. É por isso que hoje nós estamos disseminando a força da garantia mútua para o mundo inteiro, e não estamos abordando os magnatas, mas o povo. “Para nós vale a pena nos aproximar um do outro de modo que a vida fique melhor”. Entretanto, com uma visão no futuro, nós injetamos Luz nessas pessoas, a força da união. Uma vez que elas são preenchidas por esta força, elas começam a entender mais e concordar conosco, vendo um benefício real na garantia mútua. É assim que elas avançam.

O caminho para o coração não é através da mente. Você não consegue persuadir a sua mente com isso, porque ela corresponde ao nível do desejo que ela serve. A mente nunca pode elevar-se acima do desejo. Enganados pelas ilusões, nós podemos olhar para baixo em nosso ser animal, mas a mente parece ser o ápice da criação para nós. No entanto, na realidade, nossa mente é ainda menor do que o desejo animal, sendo um simples servo dele.

Portanto, a única oportunidade que temos é a de mudar o desejo das pessoas, o qual só pode mudar sob a influência da Luz. Isto é o que temos de fornecer-lhes. Suas conclusões lógicas por si só não vão ajudar. As pessoas não vão entender você e vão pensar que você é simplesmente um idiota ou um místico, ou, na melhor das hipóteses, um cara legal sonhando com paz e amor no planeta.

Só há uma solução: unir-nos e dar às pessoas a força da união. Apenas isso irá elevá-las a um novo nível de compreensão, percepção e concordância conosco. Além disso, mais tarde, uma vez que elas concordarem, elas vão perceber que vale a pena nos seguir, porque não conseguem entender plenamente a nossa mensagem. Ao adquirir a força da união, elas se elevarão a um nível onde ficará claro que elas têm que se segurar em nós, como está escrito na Torá: Eles vão “agarrar suas roupas”, ou seja, a vestimenta, os vasos externos, e dirão: “Leve-nos lá!”.

Obviamente, você está certo quando diz que devemos falar um pouco sobre a economia, a educação e o mundo do futuro, para não afastar as pessoas no início. Mas a coisa mais importante é transmitir-lhes sa força de união . Esta é a disseminação. Na Introdução ao Panim Meirot UMasbirot, o Baal HaSulam escreve que quando os filhos de Israel forem preenchidos com esta força de união, ela será derramada deles para todos os outros. Nós precisamos estar prontos para receber essa força e, depois, ela realmente vai se espalhar para as pessoas, que serão receptivas à influência da Luz de Hassadim, entregando-se a ela de todo coração.

Da lição em 24/10/11