Menos Conversa, Mais Disseminação

Dr. Michael LaitmanPergunta: Este fim de semana nossos amigos em todo o mundo sairão às ruas para distribuir material para milhões de pessoas. Como podemos nos preparar para isso internamente?

Resposta: Em primeiro lugar, devemos entender que tudo o que está acontecendo no mundo está acontecendo para nós. Devemos ver a mão orientadora do Criador em cada ação. Ele nos dá a chance de realizarmos correções à luz de atividades externas de diferentes organizações, cujas intenções nem sempre são as mais puras.

Um dos princípios mais importantes do nosso desenvolvimento é “ela engoliu abundância e a vomitou”. Nós estamos constantemente obtendo resultados nulos, como se pressionássemos o pedal do acelerador até o fim em ponto morto. A Sitra Achra (o outro lado, o lado impuro) parece engolir todo o nosso trabalho, preparando-se para controlar e governar. Finalmente, no entanto, ela vomita tudo o que engoliu. Tudo o que se acumulou nela, de repente volta para nós.

Isto porque nós não temos vasos para acumular todos os nossos esforços, para “armazenar” os resultados de nossa atividade no mundo. Milhões de jornais, muitos livros, a Internet, televisão – tudo parece estar indo para um poço sem fundo. Mas, depois nós vamos recuperá-los, de acordo com a regra de “ela engoliu abundância e a vomitou”.

Mesmo hoje, diferentes forças no mundo, numa medida maior ou menor, nos oferecem uma oportunidade de disseminação. Nós não temos que levá-las em conta, mas sim continuar o nosso próprio caminho, sem desenvolver qualquer relação com elas. Nós estamos apenas em contato com pessoas que são empurradas para fora de suas casas por essas forças. Elas tomam parte nas manifestações, gritando palavras de ordem, e, enquanto isso, nós distribuímos nossos materiais em silêncio.

Nossos materiais farão o seu trabalho. Isto porque em cada folheto que damos às pessoas há uma conexão com a Luz. A Luz vai fluir através das letras que imprimimos e vai fazer seu trabalho.

Portanto, nós só temos que preparar vários materiais que transmitam nossa mensagem e falar menos, especialmente fora de Israel, onde nossas forças são limitadas. O Baal HaSulam diz que é possível até contratar pessoas para fazer propaganda de nossa mensagem de unidade, mas o conteúdo deve ser sempre nosso.

Todos os nossos amigos devem sair às ruas amanhã. É este tipo de trabalho que pode realmente nos conectar. Esta é uma grande oportunidade para todos nós. Ninguém deve ficar em casa. Há pessoas que não têm vindo ao grupo há anos, porque não estão felizes com ele. Mas, agora não é hora para ressentimentos.

Se você quiser avançar à meta, se a sua vida espiritual é mais importante para você do que seu orgulho, saia dele e venha. Comece a se conectar com os outros por essa causa. Pegue uma pilha de panfletos e os distribuía. Mesmo se você voltar para casa sem ter falado com nenhum desses amigos, a ação externa terá seu efeito. Afinal, sem conexão você não vai alcançar a meta.

Então, nós vamos sair às ruas para distribuir nosso material às massas. Menos conversa, mais disseminação de panfletos. Agora não é hora de falar para as pessoas. Basta que elas recebam os folhetos com o nosso endereço na Internet. Essa é uma oportunidade rara para nós, e não devemos perdê-la.

Tudo vai mudar no futuro. Nós temos que encontrar maneiras de disseminar a nossa mensagem na Internet de forma mais ampla possível. De uma forma ou de outra, todo mundo usa a Internet hoje. Além disso, as pessoas nos deixam de bom grado seus e-mails e números de telefone e estão prontas para a nova comunicação. Assim, no futuro, a ênfase mudará para o espaço e a comunicação virtual.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 14/10/11, “Um Mandamento”