“A Vingança De Marx”

Dr. Michael LaitmanOpinião (Michael Schuman, correspondente da TIME, autor de O Milagre: A História Épica da Busca da Ásia Por Riqueza): “Com a economia mundial numa crise prolongada e os trabalhadores em todo o mundo sobrecarregados com o desemprego, a dívida e a renda estagnadas, a aguçada crítica do capitalismo de Marx  — de que o sistema é inerentemente injusto e auto-destrutivo — não pode ser descartada tão facilmente. Marx teorizou que o sistema capitalista inevitavelmente iria empobrecer as massas conforme a riqueza do mundo se concentrasse nas mãos de uns poucos gananciosos, causando crises econômicas e elevando os conflitos entre os ricos e as classes trabalhadoras. …

“Os trabalhadores podem ter problemas comuns, mas eles não estão se juntando para resolvê-los.… Os manifestantes, diz Jacques Rancière, especialista em marxismo na Universidade de Paris, não têm como objetivo substituir o capitalismo, conforme a previsão de Marx, mas apenas reformá-lo”.

“Isso deixa em aberto uma possibilidade assustadora: Marx não só diagnosticou as falhas do capitalismo, mas também o resultado dessas falhas. Se os responsáveis políticos não descobrem novos métodos para garantir a justa oportunidade econômica, os trabalhadores do mundo apenas podem se unir. Marx ainda pode ter sua vingança”.

Meu comentário: E haverá a “primavera” Espanhola, Grega, e depois a da UE e a dos EUA… se o método de correção das pessoas e da sociedade não for aceito.