A Revelação Do Egoísmo É O Maior Presente Do Criador

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu estou muito animado com a sua declaração às mulheres e eu acho que está certa, especialmente depois da experiência que eu tive como resultado do exercício que você sugeriu: tentar se aproximar da unidade e se vocês acharem que criticam suas companheiras, atribuam isso ao Criador.

Como resultado deste exercício, eu descobri que a minha atitude não só em relação aos meus amigos, mas em relação a absolutamente todos (exceto meus filhos), é crítica. É como um instinto, como respirar, que você não percebe. E quanto mais você faz isso, mais ele persiste. Apesar do fato de que eu continuo a atribuir isso ao Criador, ele está crescendo, e eu simplesmente não tenho força até ter nojo. Às vezes há um desejo de ter alguém me limpando.

O que eu posso fazer com isso, se é a minha natureza? Os homens não têm isso; eles são muito mais puros. Como nós, mulheres, podemos ajudar uma a outra a encontrar e corrigir essa qualidade?

Resposta: Somente quando a pessoa se esforça em se unir no grupo de acordo com o método da Cabalá é que ela descobre em si mesma as forças que se opõem a isso. Essas forças são chamadas de egoísmo. E todos os outros desejos para “pegar” mais para si mesmo existe em todos, mesmo nos animais, e do ponto de vista da Cabalá não são considerados egoísmo.

O que fazer? O mesmo que os homens fazem, que também têm isso, mas de uma forma diferente. A revelação do egoísmo (o Faraó) é o maior dom do Criador, porque isso traz a necessidade de recorrer a Ele por ajuda! E voltar-se a Ele leva a Sua revelação!