Pensamentos Rápidos Sobre O Shamati, “Qual É A Diferença Entre Uma Sombra De Kedusha E Uma Sombra De Sitra Achra”

Dr. Michael LaitmanA sombra significa que eu estou no escuro. Eu me sinto impotente. Eu não sinto gosto (sabor) no trabalho espiritual. Eu não quero fazer nada. Eu me sinto cansado de tudo, como se meus pneus estivessem furados. Então, o que eu faço?

Se eu entendo que tudo isso vem a mim com a finalidade de me fazer avançar e abrir espaço para os meus esforços, eu começo a considerar a sombra como um flerte, a Luz brincando comigo. Ela se oculta de propósito para que eu a revele. Ela se afasta de mim de propósito para que eu vá em sua direção.

Através destes jogos, eu começo a sentir que estou interagindo com ela. Suas ocultações servem como um convite para mim. Os Cabalistas comparam isso com a maneira como uma mulher se comporta em relação a um homem. Ela se esconde de propósito para que ele a revele. Este é todo o propósito das vestimentas, da aparência externa, da maquiagem e assim por diante.

Quando eu descubro um convite na ocultação da Luz para me esforçar um pouco mais e mostrar a minha atitude, inclinação e desejo, isso é referido como a sombra de Kedusha (de santidade). No entanto, se eu sou incapaz e a ocultação não me atrai, então tudo é sem graça e completamente sem gosto. “Por que eu preciso de tudo isso? Deixe-me sozinho, eu não preciso de nada”. Diz-se que a sombra de Sitra Achra (a inclinação ao mal) me afasta.

A forma como nós avançamos é com a ajuda da sombra de Kedusha, e somos afastados pela sombra de Sitra Achra. Tudo depende da preparação da pessoa. Antes mesmo que ela revele a sombra, ela já está preparada para a descida, a falta de gosto (sabor). Ela sabe que o propósito da sombra é revelar seu desejo pela Luz, o Criador ou a doação.

Eu posso revelá-la exatamente onde não tenho qualquer interesse pessoal, egoísta. Isso porque o meu ego não é atraído a ela, e ali, eu posso mostrar que realmente não desejo a Luz para mim. Este trabalho está acima do desejo.

Da 6ª Lição na  Convenção de Toronto 18/09/11