Pensamentos Rápidos Sobre O Shamati, “Qual A Razão Para O Peso Que A Pessoa Sente Quando Se Anula Diante Do Criador”

Dr. Michael LaitmanO objetivo do nosso trabalho é anular o nosso ego e tentar nos conectar. O peso que sentimos neste trabalho advém da falta de sentir a importância deste trabalho.

Por outro lado, tudo é organizado de modo que eu sinta desprezo: “Por que nós precisamos nos conectar? Com quem temos que nos conectar?”. Eu olho para essas pessoas, suas faces, suas personalidades e não sinto nenhuma necessidade de me conectar com elas. Eu estou em tal ocultação que a realidade que eu vejo diante de mim me afasta da conexão.

É por isso que os Cabalistas recomendam a construção de um ambiente, um grupo, de forma que ele, basicamente, nos revelará a importância da conexão e do amor dos amigos. Isto é assim porque quanto mais importante for a conexão para nós, mais seremos capazes de nos anular e começar a nos conectar com os outros. Se eu não tento encontrar uma maneira de obter a força, a importância da conexão, eu posso vagar por muitos anos sem sequer chegar perto dos outros, a fim de me conectar com eles de forma sincera. É claro que com isso eu não alcanço nada.

Eu ouvi muitas reclamações de pessoas que estão conosco há muito tempo: “Eu estou aqui há muitos anos, o que está acontecendo comigo? Por que eu não avanço”. Eu não as respondo, mas eu gostaria de responder: “Você está aqui 10 anos? Para mim você se parece com alguém que recém chegou. Você se conectou ao grupo? Você já tentou construir a Shechiná (Divindade), o lugar onde a Luz superior será revelada para você morar? Você já se preocupou com o vaso que seja digno da revelação que você está pedindo? Isto é o que tem sido colocado a você. Você fez isso? Então, por que você está contando 10 anos? Talvez durante todos esses anos você tenha andado para trás e não para frente?”.

A pessoa não examina corretamente os esforços que faz para se conectar com os outros, mas calcula os anos de acordo com o calendário normal, de acordo com a rotação da Terra sobre seu eixo em torno do sol. Mas será que a própria pessoa girou várias vezes a fim de alcançar o objetivo? Ela permaneceu como era, e isso é um sinal de que nem mesmo um ano se passou.

Da 6a Lição na Convenção de Toronto 18/09/11