O Mundo Inteiro Dentro De Uma Gota De Reshimo

Dr. Michael LaitmanPergunta: As mudanças internas do homem dependem da Reshimo (o gene informativo). É isso que a nova economia deve levar em consideração?

Resposta: Reshimo é uma imagem completa de toda a realidade que ainda não nos foi revelada. Naturalmente, tudo está contido nela e, à medida que ela se revela, eu começo a sentir com intensidade crescente como se vivesse num mundo novo e em novas condições. No entanto, “novas condições” referem-se principalmente a novas forças e fórmulas. Há uma mudança na conexão entre as Luzes Direta e Refletida, entre dois vasos: um interno e outro externo, bem como na tela entre eles.

Pergunta: Manuel Castells, famoso sociólogo, acredita que nós perdemos o controle sobre a rede de interconexões que nós mesmos criamos, e agora não há nada a fazer senão sentar e esperar o melhor. Os cientistas não têm parâmetros que definam mudanças internas nas pessoas. É possível encontrar esse parâmetro e usá-lo para prever como serão as pessoas na fase seguinte?

Resposta: Claro que é. Nós difundimos incerteza com a força da nossa união. Nós podemos fazer cálculos mais precisos quando avançamos em qualidade em vez de quantidade. Nossos cálculos de Gematria se tornam cada vez mais detalhados, complicados e confiáveis, até que revelamos toda a realidade e construímos uma economia ideal.

Nós completamos um ao outro neste tipo de sistema econômico, e cada pessoa, estando em seu lugar, recebe a satisfação absoluta, bem como satisfaz outros. Tal é o sistema ideal, onde todos estão equilibrados, como as células de um corpo. A fórmula que descreve este sistema é Malchut do mundo do Infinito, o princípio do “ama ao próximo como a si mesmo”. Cada pessoa dá tudo que pode, ajuda a todos de todas as formas possíveis, e recebe de acordo com suas necessidades de todos os outros com amor.

Pergunta: Isto significa que os grandes fatores do sistema, como um todo, vêm à tona na nova economia, e não as relações entre as pessoas?

Resposta: O quadro geral já está se tornando claro, mas seus traços individuais ainda não são aparentes. Naturalmente, as relações entre as pessoas representam um problema no caminho para a meta durante o período de correção. Eu acho que é aqui que as pessoas precisam ser estimuladas. Se antes o ganho monetário era o estímulo, agora um novo critério de avanço precisa ser encontrado. Nós devemos recompensar as pessoas, honrá-las publicamente, fazer as crianças se orgulharem de ter pais tão maravilhosos, e assim por diante.

Pergunta: Isso significa que a medida do sucesso será honra e respeito sociais em vez de dinheiro?

Resposta: É difícil dizer. Há a possibilidade de uma crise muito grave que nos forçará a construir toda a sociedade a partir do zero. Então, não haverá outra escolha senão dar às pessoas certa quantia por mês para apoiar a produção necessária nas condições de uma indústria quebrada.

Basicamente, isso não vai ser tanto uma crise mas uma renovação, uma transição sem derramamento de sangue. Mas as pessoas realmente precisam ser sacudidas, a fim de se sentir em perigo e ser capaz de mudar sua visão das coisas, fazer uma mudança, concordar com novas estruturas, e entrar numa nova vida.

Naturalmente, haverá uma discussão antes que isso aconteça. Primeiro de tudo, nós precisamos provar que isso é necessário e inevitável, que não seremos capazes de viver como antes, que a tendência universal tornou-se clara e que todo o problema reside na transição real para o novo estado. As pessoas se reunirão a partir dos extremos da escala econômica em direção a um meio termo, de forma gradual, conforme um programa escolhido. No entanto, hoje é a economia que revela os detalhes para nós, os quais estão mais próximos da rede interna da nossa interconexão.

Da Lição Diária de Cabalá 02/10/11,  Shamati # 219