A Busca Pelo Ponto Inicial Das Coordenadas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Tudo é relativo no mundo, e tudo se move e depende de onde você está olhando. Existe alguma coisa constante no mundo? Pode a sabedoria da Cabalá oferecer um ponto constante que possa ser tomado como início das coordenadas e usado para desenvolver o código de um novo programa?

Resposta: O ponto constante é Malchut do mundo de Atzilut, que existe na forma do ponto da Sefira Keter que está ligada a Yesod de Zeir Anpin. É o ponto de nossa adesão com o grupo.

Este é o ponto de início das coordenadas, a base em relação a qual podemos sempre medir corretamente a nós mesmos de uma forma muito precisa e racional. Tudo é avaliado com base neste ponto. Afinal, tudo o que existe abaixo de Malchut do mundo de Atzilut (os mundos de BYA) é referido como “separado” da santidade, o nosso mundo “imaginário”, tudo isso é nebuloso e instável, isto é, sobe, desce e desaparece.

E tudo o que existe acima de Malchut do mundo de Atzilut são estados que Malchut alcança e depois os revela a todos dentro dela. É por isso que ela é o único ponto onde podemos nos manter firmes e medir o nosso estado em relação a ele.

Você pode argumentar dizendo que este ponto está acima de Parsa. Portanto, como podemos nos apoiar nele sem ainda ter atingido o mundo espiritual? Mas é exatamente porque você não tem nada que este período de preparação é chamado de tempo de escuridão e exílio! Se, por outro lado, você cortasse todas as suas falsas bases (fundações) do passado, você encontraria este verdadeiro ponto.

O fato de não estarmos dispostos a nos agarrarmos a ele e acharmos que ele é inatingível, em algum lugar atrás do Parsa, é o que nos impede de encontrá-lo. Mas você vai encontrá-lo aqui e agora, dentro de você, sob a condição de que você jogue fora todas as suas bases egoístas, que você acha que o mantém firme no chão, e se agarre a este ponto chamado de fé acima da razão.

Da Lição Diária de Cabalá 02/10/11, Shamati # 219