“Por Que O Antissemitismo Parece Tão Aceitável No Mundo De Hoje?” (Tempos De Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “Por Que O Antissemitismo Parece Tão Aceitável No Mundo De Hoje?

O antissemitismo atua como uma lei da natureza. Quanto mais o povo judeu está dividido entre si, mais ele ativa forças sobrenaturais que despertam o ódio contra si nos corações das pessoas em todo o mundo. Tal ódio ofusca quaisquer fatos e provas que possam aparentemente servir para retratar o povo judeu de uma forma positiva.

O Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) escreveu sobre esta tendência antissemita em seus “Escritos da Última Geração”:

“É um fato que Israel é odiado por todas as nações, seja por razões religiosas, raciais, capitalistas, comunistas ou cosmopolitas, etc. É assim porque o ódio precede todas as razões, mas cada uma apenas resolve a sua aversão de acordo com a sua própria psicologia.

No mesmo texto, Baal HaSulam prossegue discutindo como a unidade do povo judeu, e a difusão global da unidade que os judeus estabelecem, é a solução para dissipar o ódio contra eles, substituindo-o por um espírito unificado positivo que leva à paz e harmonia globais.

Quanto mais as pessoas sentem que os problemas e as crises entram nas suas vidas de diversas formas, mais aumenta o antissemitismo. É porque a solução para todos os problemas é, em última análise, o despertar e a difusão da força unificadora positiva da natureza por toda a humanidade. O antissemitismo é, portanto, uma forma de pressão sobre um certo bloqueio que não permite que esta unidade surja.

O povo judeu tornou-se originalmente conhecido como “o povo de Israel” e mais tarde como “os judeus” porque implementaram o método de união de Abraão acima dos seus impulsos divisivos e, na sua unidade, descobriram a única força positiva que habita na natureza. Hoje, quando a escuridão se expande por todo o mundo numa série de problemas e crises crescentes, há um sentimento inconsciente em muitas pessoas ao redor do mundo de que de alguma forma os Judeus são os culpados pelos seus problemas, e isso decorre desta necessidade de que a unidade prevaleça – primeiro entre o povo judeu e depois na humanidade em geral. Portanto, não haverá paz até que os judeus se unam “como um homem com um coração” acima das suas divisões.

O antissemitismo é um fenômeno eterno e inevitável do qual é impossível escapar. No entanto, se nós, Judeus, mudarmos as nossas atitudes mútuas, tornando-nos mais positivamente conectados, amorosos e apoiadores uns dos outros, as forças da natureza influenciarão e mudarão as pessoas em todo o mundo numa direção de apoio e respeito pelo povo Judeu. Quando as pessoas sentirem um espírito unificador entrando em suas vidas, os problemas e crises que enfrentam hoje desaparecerão e serão substituídos por uma nova atmosfera positiva: um mundo próspero, harmonioso e pacífico.