“O Que Significa Unidade?” (Times Of Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “O Que Significa Unidade?

A unidade é uma nova realidade da qual não temos ideia. É uma questão nova que ainda temos que sentir e que possui qualidades espirituais de amor e doação. Quando incorporamos e vivemos nesta matéria, começamos a descobrir uma nova dimensão diferente de existência. É como se estivéssemos em um planeta diferente. Contudo, não é uma mudança física de localização, mas a revelação de uma nova qualidade interior de amor e doação que traz esta unidade.

Unidade, portanto, não significa simplesmente conexão mútua, boas relações ou um sentimento de confiança que emerge de estar perto de outras pessoas. É antes a revelação de uma nova qualidade que não existe no nosso mundo. Quando obtemos esta qualidade, alinhamo-nos com as leis da natureza, que são fundamentalmente leis de amor, doação e conexão. É uma revelação em nossa mente e sentimentos, uma de nossa unidade com a natureza.

Embora as pessoas geralmente pensem positivamente sobre a unidade, ela ainda não é tratada com um nível de importância tão elevado. Alcançar esse estado de unidade é o propósito da vida humana e está ao nosso alcance alcançá-lo. Sobre alcançar tal unidade está escrito: “Faremos e ouviremos”. Ou seja, podemos aplicar certos esforços para nos unirmos e, ao fazê-lo, chegar a um pedido genuíno de união. E quando alcançamos tal pedido, chamado de “oração”, atingimos o nosso estado unificado superior.

A humanidade desenvolve-se constantemente para este estado de unidade, e ele será revelado a todos. A nova questão que será revelada na unidade das pessoas é a qualidade espiritual de amor e doação. No exato momento em que descobrimos esta qualidade nas nossas conexões, revelamos a existência espiritual, aquela onde nos unimos com a qualidade de amor e doação que reside nas nossas conexões.

Pode parecer absurdo que pessoas que são tão diferentes umas das outras em vários aspectos acabem alcançando um estado de unidade. No entanto, a unidade funciona precisamente acima das divisões, diferenças, oposições e distâncias internas entre si. Não importa o que emerge em nossos desejos inatos que nos diferenciam e nos dividem, podemos aplicar um anseio comum de nos unirmos acima de todos eles, e quanto mais nos organizarmos nessa direção – preocupando-nos em nos unir acima de tudo que nos separa – mais atrairemos as forças espirituais em nosso mundo que agem positivamente sobre nós, a fim de tornar esta unidade uma realidade.