Percepção Humana Limitada

928Pergunta: O que substitui a visão para nós durante a primeira conquista espiritual?

Resposta: A luz de Hochmá, que compreendemos.

Pergunta: Então esta é uma percepção pura da luz?

Resposta: Não, não é pura porque é percebida pelos meus sentidos. Assim como agora percebo tudo através da visão física, percebo tudo através dos olhos espirituais.

Tudo o que compreendo, ainda percebo em minha perturbação interior. Não percebo luz pura. Chamo de luz o que se forma na minha percepção.

Não há nada na criação que possa ser percebido objetivamente. Não existe tal entendimento! Eu percebo tudo na medida em que minhas propriedades coincidem com algum objeto fora de mim, com alguma força fora de mim.

Não sei o que é uma força, um objeto ou qualquer coisa que exista fora de mim, e nunca saberei! Eu não consigo sentir isso. Só posso perceber como sinto as coisas fora de mim.

Digamos que tenho um cachorro cego que só tem olfato. Ao seu redor existe um grande mundo de imagens, diferentes formas, grandes cubos, estátuas e pessoas que se movem, falam e fazem alguma coisa. O cachorro não ouve, não vê; apenas cheira. Esse é o seu mundo inteiro.

Ele não percebe formas, expressões das pessoas ou suas expressões externas. Ele percebe tudo através do cheiro.

Como representamos todo um sistema (cada um de nós), quando eu repreendo você, há um cheiro; quando me alegro, sinto um cheiro diferente e assim por diante. E os cães têm um espectro – milhões de cheiros diferentes. O cachorro percebe isso e constrói sua própria imagem do mundo. Nós também.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Limitações da Visão e Audição”, 29/11/11