O Diário Comum Do Grupo

530Pergunta: Quando tomamos consciência do mal, como podemos usá-lo corretamente? Afinal, não temos outro combustível para alcançar a doação.

Resposta: Primeiro, nos reunimos na dezena. Em segundo lugar, concordamos em nos unir e anotamos no diário comum do grupo tudo o que se abre entre nós e interfere na nossa unificação.

Todas as propriedades que nos impedem de estar na conexão correta são chamadas de yetser ra (inclinação ao mal), más qualidades que são opostas às propriedades do Criador. Devemos nos livrar delas.

Portanto, anote tudo em um diário do grupo e depois verifique uma vez por semana se você conseguiu se livrar de alguma coisa ou não. Isso o levará a uma compreensão correta de quem você é.

Além disso, anote suas impressões ao se conectar com amigos: o que o afasta deles ou o aproxima. É muito importante! Não há necessidade de esconder nada.

Pergunta: Não os desanimariam se lessem o quanto me sinto negativamente em relação a eles?

Resposta: Não, isso não os desanimará; pelo contrário, verão que você é uma pessoa honesta, que podem lidar com você porque você vê suas deficiências e as anota para não esquecê-las e analisá-las quando você estiver com um humor ou um estado diferente.

A questão é que quando você não se concentra mais em pensamentos negativos, você começa a descobrir estados passados e a tentar trabalhar com eles.

E no final da semana vocês podem se reunir, ler seu diário comum e conversar. Isso tornará vocês mais abertos um ao outro e se entenderão melhor.

Não sejam tímidos. Em um grupo vocês devem ser como uma pessoa com um só coração. Vocês não podem imaginar o quanto, como resultado deste trabalho, um espaço cheio do Criador se abrirá para vocês.

Da Lição Diária de Cabalá 21/11/23, Escritos de Baal HaSulam, “Uma Transgressão Não Extingue uma Mitzvá”