“Qual É O Nosso Propósito Na Criação?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Nosso Propósito Na Criação?

O ser humano é o centro da criação e o seu propósito. A força superior de amor e doação na realidade, que os Cabalistas chamam de “o Criador” e “Natureza”, criou-nos para nos elevar ao mais alto grau possível: para nos identificarmos com a força superior.

O processo de obtenção de equivalência com a força superior é chamado de processo de correção. Neste processo, adquirimos as qualidades de amor e doação. Este processo também é chamado de “conquista do Criador” e é o propósito final da nossa criação neste mundo. Por quê? Porque fomos criados com a natureza de desejar apenas desfrutar, e alcançar o Criador é a maior e mais satisfatória forma de prazer que poderíamos alcançar. Ao contrário dos nossos prazeres corporais neste mundo – comida, sexo, família, dinheiro, honra, controlo e conhecimento, que desaparecem – o prazer de alcançar o Criador é eterno e perfeito.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, fomos inicialmente criados como uma única alma chamada “Adam HaRishon” (“O Primeiro Homem”, em hebraico), após o que nos partimos em 600.000 partes. Cada parte passa por um processo independente de correção. A correção de cada parte dá-lhe a possibilidade de ser preenchida com a força superior, ou em outras palavras, com um sentimento do Criador. A sensação do Criador nos preenchendo nos dá acesso ao que chamamos de “mundos espirituais”.

O propósito da criação é, portanto, que o Criador nos preencha completamente. Por enquanto, porém, as nossas almas estão num estado chamado “este mundo”, onde não temos nenhum sentimento do Criador. Nesse estado, considera-se que o Criador está oculto de nós. (A palavra para “mundo” [“Olam”] em hebraico se conecta à mesma raiz linguística que a palavra para “ocultação” [“He’elem”].)

Quando a alma percebe o contato com o Criador pela primeira vez, ela se eleva ao seu primeiro grau espiritual. Ela então começa a se assemelhar cada vez mais ao Criador e, ao fazer isso, sente a força superior com intensidade e sensibilidade crescentes. Quando todas as partes da alma são totalmente corrigidas, elas se elevam para um estado chamado “o fim da correção” (“Gmar Tikkun”).

Baseado em “A Experiência Cabalística” do Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.