A Principal Arma É O Nosso Coração

275Os horrores desta guerra revelaram o quão prejudicial se desenvolveu o Estado no seio do nosso povo, e a nossa separação é a razão do que aconteceu. Nosso dever é corrigir a nós mesmos e ao mundo inteiro junto conosco, isto é, direcioná-lo para a unidade.

A compreensão deve surgir em todos os corações do povo de Israel de que a unidade está acima de todos os outros cálculos, acima de quem se torna o chefe do governo e de que manifestação assistir. Recebemos um golpe terrível, mas que rapidamente se transformará em acusações mútuas, litígios e disputas, e fornecerá bastante alimento para a imprensa.

Portanto, é impossível voltar ao mesmo estado que estava o povo. Já vimos a que isto conduziu e não queremos que isto volte a acontecer; queremos entrar em um novo mundo, ou seja, em um novo relacionamento, como está escrito na Torá: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.

Todos os sacrifícios que acompanham a longa história sofrida do povo judeu não devem ser em vão. Que eles se tornem o pagamento pela nossa unidade e correção do mundo inteiro, e que ajudem todas as pessoas a compreender que tudo depende do seu coração.

Nossa principal arma é o nosso coração. Se este coração se unir aos corações dos amigos, e se direcionarmos este coração comum ao Criador e lhe dermos um lugar onde Ele possa entrar, direcionaremos o mundo inteiro na direção da unidade completa entre todos. Só precisamos começar, e o Criador terminará este trabalho para nós.

Não podemos culpar uns aos outros e afastar uns aos outros. Pelo contrário, devemos sentir que somos uma pessoa, um coração, um povo, um grupo. Estamos juntos num abrigo do qual só poderemos sair se tivermos armas confiáveis. E esta arma confiável é a nossa unidade, com a ajuda da qual podemos expandir os muros de refúgio por toda a extensão do globo e transformar toda a humanidade em uma pessoa com um só coração.

Estamos falando de unidade interna e não externa. Ou seja, não que estejamos no mesmo território, no mesmo país, mas no mesmo coração. E na medida em que este coração se torna comum, o Criador entra nele.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 13/10/23, Escritos do Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar”