Rosh Hashanah É Uma Nova Etapa Do Caminho

288.1Rosh HaShanah é o início de um novo período, e precisamos tentar renovar todas as nossas forças e principalmente aquelas que visam a nossa conexão para que seja digno de se tornar um novo capítulo, o início de um novo tempo.

Todo o trabalho de uma pessoa é elevar-se acima da razão egoísta na qual nos encontramos como resultado do pecado de Adam HaRishon, isto é, por causa da inclinação ao mal que governa dentro de nós. É necessário tentar por todos os meios permanecer na fé acima da razão, tanto quanto possível, para que todos estejamos juntos como um só homem num só coração dirigido ao Criador.

Precisamos nos conectar uns com os outros, agarrar o Criador e não abandoná-Lo por meio de nossas orações, pedidos, apelos e esperanças até sentirmos que estamos realmente juntos com Ele e que somos todos como um homem conectado com o Criador. Isto será chamado de início do ano, o início da renovação, Rosh HaShanah.

O pecado de Adão permite que uma pessoa sinta a distância que a separa do Criador, o que significa que lhe dá a oportunidade de dar passos em direção ao Criador. Uma pessoa é como um bebê que está aprendendo a andar e, portanto, os adultos o apoiam, ajudam-no a dar os primeiros passos pequenos e incertos para que uma pessoa com a ajuda do grupo possa avançar e dar passos em direção ao Criador.

A pessoa confia no grupo, descobrindo a cada vez que não consegue fazer nada sozinha e cai imediatamente assim que fica sozinha. Então ela se levanta novamente, como está escrito: “Mil vezes o justo cairá e se levantará novamente”. É assim que a pessoa aprende a ir até o Criador e se aproximar Dele a cada passo.

A fé é a luz que permite à pessoa trabalhar para se aproximar do Criador, tornando-se semelhante a Ele.

O feriado de Rosh Hashaná é uma renovação que se aplica a todos os seres criados que estão entrando em um novo período, com novas condições em seu relacionamento com o Criador, e portanto podem marcar para si uma nova etapa do caminho.

Da Lição Diária de Cabalá 15/09/23, “Rosh Hashaná”