“Qual É A Principal Ameaça Existencial Para Israel?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Principal Ameaça Existencial Para Israel?

O povo de Israel pode existir se se unir ou, pelo menos, tiver uma inclinação para se unir, ou seja, se tiver um certo plano de como realizar sua unidade no futuro. Se não houver nenhum movimento em direção à unidade, o povo de Israel simplesmente não é o povo de Israel.

De onde vem o povo de Israel?

O povo de Israel vem das 70 nações do mundo que viveram na antiga Babilônia há cerca de 3.500 anos. Naquela época, o Patriarca Abraão ensinava a todos que desejassem se unir e fazer parte de um grupo único que viria a sentir como viver em apoio mútuo e amor fraterno, ou seja, chegar a “amar o próximo como a si mesmo”. Várias pessoas dessas 70 nações atenderam ao chamado de Abraão, aprenderam com ele e ele os orientou a se unirem.

A partir de sua unificação, Abraão deu a elas o nome de “o povo de Israel”, com “Israel” vindo das palavras “Yashar Kel” (“direto ao Criador”). Ou seja, esse grupo se uniu por um objetivo comum na força superior de amor, doação e conexão que existe na realidade, que os Cabalistas chamam de “o Criador”.

Existem duas forças na natureza: a força da unificação e a força da separação. Não há bom ou mau, mas apenas essas duas forças. Aqueles que desejavam se associar à força da unificação receberam o nome de “o povo de Israel”. Eram pessoas que vieram a Abraão de várias nações babilônicas, e Abraão fez uma nova nação delas. Não é um povo ou uma nação no sentido biológico do termo. Todo mundo é diferente por natureza, mas elas se unificaram de acordo com a lei de “amar o próximo como a si mesmo”.

Nas raízes do povo de Israel, existe uma unidade entre diferentes povos que torna todos iguais e cria esta sociedade única.

Hoje, podemos ver a vasta extensão de variedade entre as pessoas que compõem aquela nação. Cada pessoa é um mundo em si, mas enquanto cada um é seu próprio mundo, há um desrespeito mútuo um pelo outro.

O Estado de Israel também é único porque, ao contrário de outros países, não pode existir se não houver unificação entre seus habitantes. No entanto, por mais dividido que esteja o povo de Israel atualmente, eles ainda prosperam. Por quê? Porque nos foi dado um certo tipo de extensão. Podemos existir para alcançar a unificação porque, no entanto, emergimos da diáspora. Há uma reunião de exilados em Israel e temos que construir algo comum para testemunhar o que significa fazer algo juntos e estar juntos.

O plano superior da natureza nos organiza juntos em um só lugar para que comecemos a entender o significado de nossa união, ou seja, para que saibamos que não podemos conviver harmoniosamente aqui sem um método de unificação que nos una de maneira positiva e que pode então sustentar nossa nação. Caso contrário, continuaremos suportando um caminho cada vez mais divisivo e amargo no futuro.

É por isso que precisamos de Cabalistas: para explicar e ensinar o método de unificação, que tem o poder de unir o povo de Israel e evocar a força positiva de conexão que habita na natureza nas relações humanas.

Baseado no vídeo “A Divisão de Israel é uma Ameaça Existencial?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.