“É Errado Querer Ser Rico?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: É Errado Querer Ser Rico?

Muitas pessoas pensam sobre o dinheiro de forma pejorativa, por exemplo, como a raiz de todos os males.

Outros pensam no dinheiro simplesmente como um meio: para trabalharmos, ganharmos e podermos então pagar pelo que precisamos e queremos. Este último parece bastante claro e lógico: ganhando, não somos um fardo para a sociedade, não aceitamos caridade e podemos aproveitar nossas vidas.

Em hebraico, a palavra para dinheiro é “Kesef”, que vem da palavra para “cobrir” (“Kisui”), ou seja, o dinheiro nos permite cobrir nossas necessidades com nosso trabalho. Em outras palavras, nós nos esforçamos com nossas mentes e nossos sentimentos, e tal trabalho cobre nossas necessidades.

O dinheiro não é ruim e não deve ser considerado depreciativo. Não há nenhum problema com o dinheiro em si. Pelo contrário, podemos nos orgulhar disso.

O problema é quando corremos atrás do dinheiro não como um meio, mas como um fim, quando fazemos dele um certo ídolo, um Deus, curvando-se diante dele e querendo apenas ganhar mais e mais dinheiro.

Quando buscamos o dinheiro de tal maneira, vendo-o como uma fonte ilimitada de satisfação que constantemente nos esforçamos para atrair cada vez mais, atingimos estados em que ele não nos beneficia mais.

Por um lado, a natureza tem certas leis que visam nos conectar harmoniosamente, desenvolvendo-nos a um estado em que cada um de nós priorizará o benefício dos outros em detrimento do benefício próprio. Por outro lado, quando nos concentramos em perseguir excessivamente o dinheiro, agimos na contramão da direção em que a natureza deseja que nos desenvolvamos.

Então, fazemos do dinheiro um Deus. Nós o idolatramos e, ao fazer isso, nos limitamos muito. Parece que o dinheiro nos compra a liberdade, porque assim podemos viajar para onde quisermos, comer o que quisermos em qualquer restaurante que quisermos, e podemos ter qualquer carro e casa que quisermos, e assim por diante, mas ao fazer isso, falhamos em ver como realmente roubamos a nós mesmos.

Como nos roubamos quando nos concentramos apenas em ganhar mais e mais dinheiro?

É que fazemos Deus do dinheiro, e não de nós mesmos. Pelo contrário, precisamos fazer Deus de nós mesmos, e não do dinheiro.

O que isso significa é que começaremos a desenvolver qualidades verdadeiramente piedosas e divinas, ou seja, qualidades de amor, doação e conexão. Vamos nos relacionar com o mundo como nosso e administrar seu desenvolvimento em uma direção positiva, como se cada um de nós contivesse a humanidade dentro de si, que todos estivessem em nosso reino e cada um de nós fosse seu rei. Passamos então a ver os outros como nosso próprio povo, os cidadãos de nosso reino, o que nos concede a capacidade de levá-los ao melhor estado possível simplesmente por meio de nossa atitude positiva para com eles, onde procuramos tornar suas vidas o melhor possível.

Baseado no vídeo “É errado querer ser rico?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.