Os Gostos Superiores

243.04A razão pela qual o desejo de receber deve fluir pelos quatro discernimentos acima mencionados em ABYA é que existe uma grande regra a respeito dos vasos: a expansão da luz e sua partida tornam o vaso apto para sua tarefa (Baal HaSulam, “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, Item 1).

Comentário: Isso significa que a luz deve primeiro ser revelada, depois desaparecer, e quando nós mesmos quisermos prazer, será possível usar esse desejo corretamente. Por favor, explique com mais detalhes.

Minha Resposta: Isso é muito simples. Se sou um hóspede e me oferecem algo que nunca experimentei, isso inicialmente não desperta nenhum desejo em mim. Eu não quero comê-lo.

Mas se eu sucumbir à persuasão, experimentá-lo e começar a sentir um sabor, cheiro e textura deliciosos, na próxima vez que me oferecerem a mesma coisa, não recuso mais. Eu sei o que é isso; tenho lembranças e impressões e aceito o presente.

Portanto, tudo depende de quanto desenvolveremos em nós mesmos a capacidade de percepção espiritual para que possamos realizá-la e desfrutá-la o mais rápido possível. Isso é o que o Criador quer.

Pergunta: Em muitas fontes, está escrito sobre o gosto do Criador. Está até escrito: “Prove o Criador”. Qual é o gosto do Criador?

Resposta: A qualidade de doação. Essa qualidade é o gosto supremo, quando uma pessoa dá tudo o que pode, contrariando seu desejo original de receber tudo sem exceção. Isso lhe causa grande prazer, não pelo fato de doar, mas pelo fato de ser semelhante ao Criador.

De KabTV, “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, 14/05/23