A Diferença Entre Desejo Espiritual E Corpóreo

506.2Assim, a única diferença entre os mundos superiores e este mundo é que enquanto o desejo de receber incorporado em Sua abundância não tiver se materializado completamente, é considerado que ainda está nos mundos espirituais, acima deste mundo (Baal HaSulam, “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, nº 2).

Pergunta: Uma vez que o desejo se materializou, ele já existe neste mundo. Qual é a diferença entre um desejo no mundo espiritual e o mesmo desejo que se materializou em nosso mundo?

Resposta: A diferença está no desejo em si, em sua qualidade e nível, ou seja, naquilo com que ele busca preencher tudo, sejam desejos corpóreos, egoístas, prazeres, intenções e realizações ou espirituais. Esta é a grande diferença entre os desejos, sua gradação e sua separação gradual.

Pergunta: Em nosso mundo, os psicólogos dividem os desejos em cinco tipos, desde desejos básicos até desejos para entender o sentido da vida, “Quem eu sou, o que eu sou”. São todos esses desejos corpóreos?

Resposta: Sim, todos eles se relacionam com desejos corpóreos. Ou seja, esses são os desejos que uma pessoa que nasceu em nosso mundo, vive em nosso mundo e o sente como um lugar em que existe, pode sentir.

Pergunta: Mas a raiz desses desejos está no mundo espiritual onde eles ainda não se materializaram. Como uma pessoa os sente? O mesmo desejo, digamos por comida, existe na espiritualidade?

Resposta: Se você, por exemplo, desenhar alguma fórmula química ou equação física, esta será a expressão do seu desejo na matéria ou mesmo acima da matéria.

Pergunta: Estou apenas tentando descobrir qual é o acréscimo quando esse desejo se torna espiritual. O corpóreo está claro para mim, tudo está claro aqui: você pega um pedaço de carne, engole e obtém algum tipo de prazer pelos receptores. Como isso acontece na espiritualidade?

Resposta: Na espiritualidade também acontece da mesma forma. Você pega a realização, mergulha o desejo nela e tem a sensação de realizar o desejo.

Pergunta: Onde está o Criador nesta fórmula? Onde Ele está manifestado nisso?

Resposta: Ele não se manifesta em nenhum lugar. Apenas em seus sentimentos.

Pergunta: Então Ele é este prazer e abundância?

Resposta: O sentimento da fonte de prazer é definido como o Criador.

Enquanto saboreio um pedaço de carne, não sei de onde vem esse prazer. Só sei que, se a comida entrar em contato com meus receptores, sinto prazer. É assim que estou organizado. Existe outra fonte por trás disso na espiritualidade, ou seja, sinto alguém que me dá esse prazer adicional?

De KabTV, “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, 14/05/23