“O Que Podemos Aprender Com Os Elefantes?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Podemos Aprender Com Os Elefantes?

Os elefantes são animais muito compassivos e sensíveis. Eles são os únicos animais que realizam uma cerimônia de enterro. Frequentemente, o rebanho cava um buraco, cobre o elefante morto e fica perto do túmulo por vários dias. Além disso, se o rebanho encontrar um elefante morto que não seja de seu rebanho, eles o tratarão como se fosse um deles. Além disso, se um dos elefantes do rebanho está doente, eles cuidam dele, trazem comida e ajudam a levantar.

Quando vemos tais exemplos de sensibilidade e compaixão, podemos levantar a questão para nós mesmos como seres humanos: o que temos que os animais não têm, e há algo que possamos aprender aqui?

Possuímos desejo adicional aos animais, e o problema é que usamos nosso excesso de desejo em nosso detrimento. Podemos ver um exemplo claro desse problema se olharmos para as guerras sem fim e a competição acirrada em que nos encontramos ao longo da história, e a maneira como despejamos dinheiro para estocar mais e mais armas hoje, em vez de uma série de outros meios que poderiam nos beneficiar. Estamos constantemente envolvidos em pensamentos de como explorar, dominar e superar os outros.

Os animais também mostram muitos exemplos de subjugar e matar outros animais, mas eles o fazem por uma necessidade de sobrevivência, não por se divertirem ao se sentirem maiores, mais fortes, mais rápidos e melhores do que outros animais: como nós, humanos, fazemos uns com os outros.

Por que nos relacionamos com outras pessoas de maneira tão negativa? É para sustentar nosso ego, ou seja, para tentar satisfazer nossos desejos de dinheiro, respeito e poder. Não tentamos dominar os outros apenas por uma necessidade de sobrevivência.

Portanto, quando consideramos o fato de que temos desejos egoístas maiores que usamos em detrimento dos outros, não podemos dizer que estamos em um grau superior aos animais.

Se desejamos realizar ao máximo nosso desejo adicional e realmente nos mostrar como seres superiores, precisamos nos elevar acima de nossos desejos egoístas – nossos desejos de nos beneficiar às custas dos outros – e alcançar um estado de amor comum um pelo outro, um estado de “amar o próximo como a si mesmo”. Em outras palavras, em vez de priorizar o benefício próprio sobre o benefício dos outros, precisamos priorizar o benefício dos outros sobre o benefício próprio.

Como resultado, atingiríamos um estado perfeito e eterno: um estado para o qual fomos colocados aqui.

Tudo na natureza nos níveis inanimado, vegetativo e animado – fora dos humanos – está em uma interação harmoniosa, e somente nós, humanos, quebramos esse equilíbrio com nosso uso egoísta de nosso desejo adicional.

Devemos, portanto, pensar em como podemos mudar de priorizar o benefício próprio em detrimento dos outros para priorizar o benefício dos outros e usar a nós mesmos para o benefício dos outros. É porque, invertendo nossa intenção e atitude uns para com os outros de egoísta para altruísta, descobriríamos nada menos que um mundo perfeito para todos.

Baseado no vídeo, “O que podemos aprender com os elefantes?”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.