O Que É O Esfregar Dos Corações?

245.10O que é o esfregar (atrito) dos corações: um sentimento de proximidade com o outro? Afinal, estou em um desejo egoísta e até percebo a proximidade do ponto de vista do meu próprio benefício. Não posso fazer de outra maneira: ainda não tenho outra natureza.

Então o que nós podemos fazer? Como podemos tentar pela força aproximar nosso coração do coração de um amigo a ponto de sentir o calor entre nossos corações, a resistência?

Queremos nos conectar, percebemos que é necessário. Ao mesmo tempo entendemos que não somos capazes, que é impossível chegar a um só coração. Enquanto tentamos nos conectar de novo e de novo e cada vez que somos afastados um do outro, começamos a sentir a fricção de nossos corações. Quanto mais forte for esse atrito e a incapacidade de penetrar no coração do outro, isso significa apenas que o coração já está pronto para uma conexão genuína.

Sabemos pela experiência da vida espiritual que, se você tentar se aproximar de alguém por quem não sente rejeição interior, é muito fácil fazê-lo. É bom estar junto, mas essas pessoas geralmente não vão muito longe.

Quem tem o coração rígido, é muito teimoso e egoísta, e não sente e não entende o avanço dos outros. Portanto, temos a mente para perceber esse princípio espiritual e entender que somos obrigados, ao vencer, a agarrar a ponta do fio que nos liga.

Como não permitimos a nós mesmos e ao outro perder essa conexão, e por desesperança continuamos conectados para sentir e recriar o sistema de Adam HaRishon, continuamos até que gota a gota tudo se soma à grande partitura, e a mente começa pouco a pouco a se conectar ao sentimento. Então vemos que eles podem realmente andar juntos e se unir de acordo com o desejo e o sentimento. É assim que conseguimos o esfregar dos corações.

Quanto mais espaço eu libero em meu coração para o coração de um amigo, mais fortes podemos nos conectar.

O Rabash escreve na Carta nº 40: Através do esfregar dos corações, isto é, quando cada um prepara seu coração para a conexão com os outros, mesmo dos mais fortes, cada um trará calor das paredes de seu coração, e o o calor acenderá as faíscas do amor até que uma vestimenta de amor se forme. Então, os dois estarão cobertos por um único cobertor, ou seja, nada mais os separa e vice-versa, o que os separava agora se torna seu cobertor comum, uma concha, ou seja, um único amor envolverá e envolverá os dois, como é sabido que Dvekut [adesão] une dois em um. Então eles parecem ter um só coração porque estão cobertos com um cobertor que os mantém juntos, transformando-os em um só corpo.

Em cada corpo humano existem bilhões de diferentes células estranhas que desempenham diferentes funções, cada uma com seu próprio propósito. Mas todas estão conectadas em um corpo, cercadas por uma pele e, portanto, são consideradas um organismo, uma estrutura.

Nós e todo o universo somos construídos de acordo com este princípio dentro do qual chegamos ao conceito de uma estrutura chamada Criador ao lado do qual não há nada.

Da Lição Diária de Cabalá 21/02/23, “Preparação para Abrir o Coração no Congresso”