A Terra De Israel E Sua Semelhança Com A Estrutura Do Mundo Superior

746.01A área geográfica de Israel corresponde à estrutura do mundo superior, o mundo de Atzilut. O Monte Hermon no norte do país é Keter (a coroa), de onde toda a luz superior desce e se espalha para baixo. Da mesma forma, correntes de água descem do Hermon e das colinas de Golã, que revivem e nutrem a terra de Israel.

Esses riachos passam pela Galileia, que é uma parte puramente Cabalística do país onde os Cabalistas viveram e O Livro do Zohar foi escrito. A caverna onde o Livro do Zohar foi escrito, lugares especiais, sepulturas, o Monte Meron e a antiga cidade Cabalística de Safed também estão lá. Esses lugares são muito fortes em sua influência sobre o homem.

Se Hermon é Keter, a Galileia, de onde as águas descem para o Mar da Galileia, é Hochma descendo para Bina. Toda a área que se estende até o Kinneret (Mar da Galileia) personifica Hochma, que em hebraico significa “sabedoria”. De fato, foi lá que a sabedoria Cabalística foi revelada por centenas de anos.

E o Lago Kinneret é Bina: a propriedade da misericórdia, a propriedade da água, a propriedade que traz vida a tudo e, portanto, este lago é especial. Ali está o poço de Miriam. Miriam é uma grande profetisa, irmã de Moisés.

Como escreve Chaim Vital, um dia seu professor, o grande Cabalista, o Ari, o levou ao Lago Kinneret. Quando o barco deles subiu até o poço que jorrava de dentro do lago, o Ari deu a ele um gole dessa água, e Chaim Vital de repente começou a entender tudo – o mundo superior se abriu para ele.

É interessante que quando você olha para a água do lago de cima, você vê como o rio Jordão corre no meio dela. Além disso, a água do rio flui em seu próprio canal, não se misturando com a água do lago. A água do Kinneret e a água do rio Jordão simbolizam duas qualidades diferentes. De fato, o rio Jordão desce das montanhas superiores, passa por Bina e flui mais longe, assim como a luz de Hochma passa por Bina e desce.

De KabTV, “Geografia Cabalística“, 10/10/10