O Criador É A Causa, O Temor É A Consequência

276.02“Tempo espiritual” significa um certo número de novas mudanças de forma que decorrem umas das outras. O primeiro e o último significam causa e consequência.

Com relação à definição espiritual de tempo, entenda que para nós todo o conceito de tempo é apenas uma sensação de movimentos. Nossa imaginação retrata e inventa um certo número de movimentos consecutivos que ela sente um a um e os interpreta como uma certa quantidade de “tempo”.

Assim, se alguém estivesse em um estado de completo repouso com seu ambiente, ele nem estaria ciente do conceito de tempo. (Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot, “Observação Interna”, Capítulo 9, Item 34)

Pergunta: Você pode dar um exemplo de algum estado espiritual que tenha causa e consequência?

Resposta: Claro. Digamos que há um copo na mesa que eu empurro e ele muda de posição. A força com que o empurro é a causa, e seu movimento é a consequência.

O mesmo é verdade na espiritualidade apenas em um nível mais interno. Uma pessoa muda o tempo todo e passa por todos os tipos de estados.

Esse é o significado de nossa existência – que podemos mudar dessa maneira até atingirmos um estado em que sentimos que estamos mudando a nós mesmos de acordo com o propósito da criação, que nós mesmos estamos nos movendo em direção a esse propósito.

Esse é o movimento. Essa é a vida.

Pergunta: O tempo é, então, causa e consequência?

Resposta: O tempo é um movimento quantitativo por unidade de tempo.

Pergunta: Vamos supor que o fato de eu sentir medo da força superior já seja uma consequência. A força superior é sempre a causa?

Resposta: Sim, a causa sempre vem de cima. Está em um nível mais sutil do que a consequência. É por isso que dizemos que a causa é sempre o Criador.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)“, 12/02/23