“Qual É O Significado De Purim Na Bíblia?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Significado De Purim Na Bíblia?

A história de Purim descreve o quase genocídio do povo judeu.

Hamã reconheceu a divisão dos judeus como uma oportunidade para erradicá-los. “Há um certo povo disperso e dividido entre os povos” (Ester 3:8). Hamã disse que, em sua opinião, os judeus poderiam ser destruídos porque estavam separados uns dos outros.

No entanto, Mordechai, o herói da história de Purim, trabalhou para superar a divisão dos judeus, que acabou salvando suas vidas: “os judeus se reuniram para defender suas vidas” (Ester 8:11).

Purim é tão significativo para os judeus hoje quanto foi para os judeus da própria história. Além disso, tem imensa importância para a sociedade em geral. Um aspecto importante que precisa ser entendido sobre o significado de Purim para entendermos sua relevância moderna é em relação a Hamã: Quem ou o que é Hamã em nossos tempos atuais? Ou seja, quem ou o que está por trás da crescente alienação e polarização da sociedade?

A resposta imediata de acordo com nossos instintos primitivos é personificar a culpa de que um presidente ou um grupo de políticos, financiadores, executivos ou outros conspiradores estão por trás de nossos problemas. No entanto, além do dedo apontado pelo valor nominal, o que realmente está por trás da divisão social de hoje é a mentalidade divisiva que Hamã representa: o desejo de buscar dinheiro, honra, controle e poder apesar de todos e de tudo. Essa mentalidade divisora nos isola uns dos outros, separando-nos, prejudicando-nos e mascarando o mal que causamos uns aos outros.

A atmosfera social tumultuada de hoje é um chamado para buscarmos nossa voz comum como uma humanidade que compartilha valores e propósitos comuns. Se usarmos esse chamado para nos conectar um pouco acima de nossos instintos primitivos, podemos criar um mundo muito mais harmonioso e pacífico.

Sempre que o povo judeu corria risco de ruína, era nossa unidade que nos salvava. Podemos usar a história de Purim como um lembrete eterno de que nossa união pode nos tirar das piores situações e que, ao nos unirmos, damos um exemplo construtivo e positivo para o resto da humanidade.

Embora nós, judeus, tenhamos uma obrigação inata de definir o padrão para escolher a unidade em vez da divisão, pessoas de todas as raças, cores, formas e tamanhos devem dar os mesmos passos em direção à unificação antes de entrar em maior tumulto e crise. Nosso destino está em nossas mãos.

Baseado no post “O que é Purim?” pelo Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.